Chove em seis municípios do Cariri
Foto: Antonio Rodrigues |
As precipitações são as primeiras deste mês de dezembro, período de pré-estação chuvosa. Barbalha acumulou 25 milímetros. As primeiras chuvas deste mês de dezembro no Cariri banharam seis municípios da macrorregião entre 7h de ontem e às 7h desta quinta-feira (05). A maior precipitação aconteceu em Barbalha, que registrou 25 milímetros. A água também caiu com mais intensidade nos municípios de Missão Velha (23,4 mm) e Crato (20 mm). Todos os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Outros três postos pluviométricos registraram chuvas menores: Sítio Saco, no município de Milagres, que alcançou 5,2 milímetros; Várza Alegre, em sua sede, com 3,2 mm; e Brejo Santo, também em sua sede, que acumulou 2,8 milímetros.
As chuvas marcam o período de pré-estação no Ceará, que começa neste mês de dezembro e vai até janeiro, tendo média de 31,6 milímetros neste primeiro mês e 98,7 milímetros no segundo, de acordo com a Funceme.
Geralmente, as primeiras precipitações chegam ao sul do Estado, como na macrorregião do Cariri. Já em janeiro, elas tendem a ser mais generalizadas e significativas, no território como um todo.
“O sul do estado recebe influências, na forma de algumas instabilidades atmosféricas, facilitadas por sistemas frontais que costumam chegar no estado da Bahia e deslocam-se para leste”, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.
Fritz reforça que os vórtices e cavados têm seu ápice de atuação em janeiro, podendo se estender até fevereiro, início da quadra chuvosa no Ceará, mas escasseando de março em diante. Os sistemas indutores de precipitações nesta época são de baixa previsibilidade e costumam ser identificados com previsões de curto prazo, isto é, até três dias.
Previsão
Segundo a Funceme, a previsão para esta quinta-feira (05) é de tempo nublado com possibilidade de chuva na faixa litorânea, enquanto nas demais áreas, céu com poucas nuvens. Já amanhã e no próximo sábado (07), o prognóstico é de nebulosidade variável em todas as regiões. (Por Antonio Rodrigues/Blog, Diário do Cariri)