Secretária de Juazeiro pede demissão em carta publica; deve responder por denúncias
Foto: Divulgação |
Na mensagem, divulgada nas redes sociais, a secretária Francimones critica a gestão Arnon Bezerra por não fazer o repasse obrigatório de 15% à sua pasta.
Por meio de uma carta aberta, a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, disse estar deixando o cargo que ocupa há 17 meses na gestão do prefeito Arnon Bezerra (PTB). Na mensagem, divulgada nas redes sociais nessa segunda-feira, 9, a secretária critica a gestão por não fazer o repasse constitucional de 15% à sua pasta.
Francimones se defende de acusações de incapacidade técnica e cita seus 20 anos de serviço público, sem qualquer ressalva por parte dos órgãos de fiscalização. A gestora aponta ainda um prejuízo de R$ 7 milhões para a Secretaria com ausência dos repasses. A secretária deve responder ao Ministério Público sobre as denúncias feitas.
Diante das acusações e do desabafo da secretária Francimones, o prefeito Arnon Bezerra (PTB), disse estar surpreso com a carta. Ele lamentou o que considerou uma decisão unilateral e reiterou a competência da secretária. Arnon lembrou que esteve com Francimones durante cerimônia de premiação da gestão, quando foi elogiado por ela.
Arnon ressalta que não se lembra de ter sido grosseiro com a gestora da Saúde e com nenhum dos seus secretários. Admitiu que pode ter transparecido momentos mais rudes, mas sempre se reporta ao gestor com efeito de cobranças e nunca a pessoa.
Sobre a denúncia de que a gestão não está fazendo os repasses constitucionais da Saúde, o secretário de Finanças, Evaldo Soares, disse os repasses estão sendo feitos de acordo com que estabelece a constituição federal. Evaldo disse estar preparando uma prestação de contas para divulgar em breve.
No lugar de Francimones, assume Antônio Lucimilton de Souza Macedo, coordenador da Atenção Especializada e que já foi secretário de Saúde de Crato, na gestão do então prefeito Ronaldo Mattos. (Com informações do jornalista Madson Vagner)