Abate de animais será retomado em Várzea Alegre
Abate experimental no novo matadouro de Várzea Alegre |
O abate experimental no novo matadouro, realizado no último fim de semana, testou os equipamentos.
A cidade de Várzea Alegre vai voltar a abater animais depois de sete anos sem o serviço. Os abates de bovinos eram feitos na unidade regional de Iguatu.
Inaugurado no fim do ano passado, após um período de paralisação e ajuste, o novo abatedouro passa a funcionar regularmente na próxima semana para atender a demanda do município e de outras cidades da região Centro-Sul.
No último domingo (19) aconteceu um abate experimental para testar todos os equipamentos do matadouro, segundo a empresa Sassa Empreendimento, que administra o abatedouro.
No ano de 2013, o antigo equipamento foi interditado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace. Em 2017, o projeto foi refeito para construir a estação de tratamento e adquirir maquinário com recursos financeiros complementares, que somaram mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 420 mil de recursos do Estado, por meio de emenda do Pacto de Cooperação Federativa – PCF, e o restante com recursos próprios da Prefeitura. Inicialmente, serão abatidos apenas bovinos. *Por Honório Barbosa/Diário do Nordeste