Em medida inédita, romarias são suspensas em Juazeiro do Norte como prevenção ao coronavírus
Foto: Cícero Valério/Agência Miséria |
A decisão agradou os fiéis juazeirenses, que já organizavam campanhas virtuais pedindo a suspensão da Romaria do Padre Cícero, marcada para a próxima semana.
Na tarde da última segunda-feira (16), o Governo do Ceará determinou uma série de medidas preventivas de combate à proliferação do COVID-19 no Estado. Entre elas, a suspensão de qualquer evento público que reúna mais de 100 pessoas pelos próximos 15 dias.
Na manhã desta terça-feira (17) a Diocese do Crato anunciou durante a coletiva de imprensa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, que os atos litúrgicos estão suspensos. De acordo com a nota oficial lida no evento, configuram atos litúrgicos as procissões, romarias, novenas e vias sacras. A medida é inédita na cidade.
A decisão agradou os fiéis juazeirenses, que já organizavam campanhas virtuais pedindo a suspensão da Romaria do Padre Cícero, marcada para a próxima semana.
Entre as medidas adotadas pela Diocese, também estão:
- a suspensão de eventos formativos, como reunião da catequese e encontros pastorais em que haja a possibilidade de aglomeração de pessoas;
- a suspensão dos mutirões de confissões, mantendo apenas as confissões individuais;
- que as igrejas ofereçam mais horários de Missa, para que os fiéis não precisem se aglomerar;
- que as igrejas permaneçam abertas para oração pessoal e silenciosa;
- que as missas sejam rezadas na intenção dos doentes, dos agentes de saúde e dos demais cuidadores;
- e que álcool em gel esteja disponível na entrada das Igrejas.
Reportagem de Sarah Gomes/Agência Miséria