Cancelada por conta do coronavírus, festa de Padre Cícero deve ser celebrada em novembro em Juazeiro.
Foto: Lorena Tavares/Sistema Verdes Mares |
Uma nova data para celebração já estaria sendo acertada com a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro, conforme informou o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva
Com o cancelamento de atos litúrgicos determinado pela Diocese do Crato, em respeito ao Decreto Estadual que proíbe eventos com mais de 100 pessoas em prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), a festa de 176 anos de Padre Cícero, marcada para esta terça-feira, 24, não foi realizada em Juazeiro do Norte.
O nascimento de Padre Cícero Romão Batista normalmente é comemorado com romaria, homenagens e celebrações. O padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, comentou o impacto da pandemia na tradição juazeirense. "Esse 24 de março está sendo diferente dos demais. Juazeiro, pela primeira vez, está comemorando o aniversário do padrinho, fundador dessa cidade, em suas casas", afirmou.
Mesmo com o lamento, o padre reforçou a necessidade e importância do isolamento social, justificando que a obediência dos fiéis às autoridades civis e eclesiásticas fez com que o padrinho estivesse "feliz". "Celebrar 176 anos do Padre Cícero Romão, é lembrar também todos os seus ensinamentos. É lembrar aquilo que ele sempre nos fala, que Deus nunca deixou o trabalho sem recompensa e nem lágrimas sem consolação. Por isso, a todos pedimos que sejam perseverantes, sejam fortes, sejam corajosos".
Uma nova data para celebração já estaria sendo acertada com a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro, conforme informou o reitor da Basílica. A ocasião escolhida seria o mês de novembro, quando se completam 150 anos da ordenação de Padre Cícero.
Além de reforçar o apelo de observação às orientações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), do município e ao Ministério da Saúde, o padre Cícero José indicou que os fiéis devem evitar "encher a mente" com excessivas informações, evitando, também, fake news sobre o novo coronavírus.
"E como falou pra mim uma romeira: 'Mesmo de longe, ninguém solta a mão de ninguém. Deus está no comando e juntos nós somos mais fortes'", concluiu o padre Cícero José da Silva.
Fonte: O Povo Online