Prefeitura do Crato acolhe e dá suporte a pessoas em situação de rua
Foto: Reprodução/Ascom |
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato (SMTDS), está acolhendo pessoas em situação de rua e alocando-os na sede da Pastoral do Menor, localizada no Bairro Alto da Penha.
De acordo com a gestora da SMTDS, Edivania Costa Gonçalves, os moradores de rua serão orientados a cumprir o isolamento social no ambiente da Pastoral do Menor (espaço cedido, de forma gentil e afetuosa, pelo Padre Arileudo), e receberão refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar, além da acomodação durante a noite. O local foi planejado e organizado com colchões, distribuídos seguindo as normas de espaçamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Estaremos em plantão para que possamos nos adequar para auxiliar da melhor forma as pessoas em situação de rua do nosso município. Seguiremos a risca as normas de higiene e seguiremos obedecendo as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura Municipal", disse.
A SMTDS está administrando essas ações junto da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Segurança Pública, com auxílio de um profissional para cuidados assistenciais e apoio da Guarda Municipal. Os serviços disponibilizados pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP*) serão transferidos para a Pastoral do Menor. Diariamente um psicólogo e um assistente social estarão dando esse suporte, sobretudo nesse momento específico em que a gestão municipal do Crato estará voltada a proteção de moradores de rua, para que a vulnerabilidade em relação ao novo coronavírus diminua de forma significativa.
O Prefeito Zé Ailton Brasil está atento aos anseios da população cratense, agindo diuturnamente com ações de prevenção, cuidados e combate ao coronavírus. "Estamos trabalhando pelo povo do Crato com responsabilidade e zelo. A comunidade precisa ser parceira nessa empreitada contra esse vírus, se cuidem, permaneçam em suas casas, juntos temos mais força contra esse mal", destacou.
O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - CENTRO POP - é o órgão responsável pelo atendimento às pessoas em situação de rua que se encontra no âmbito da proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social. Tem por finalidade assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.