Fórum Nacional do Forró lança carta aberta contra ofensas de Murilo Couto direcionadas a Assisão
"Parece um cachorro, um bêbado", declarou humorista em vídeo publicado no instagram. Cantor é nome presente em eventos do Fórum Nacional do Forró (Foto: JL. Rosa/SVM) |
O Fórum Nacional do Forró divulgou carta aberta, nesta segunda-feira (28), contra as ofensas do humorista Murilo Couto direcionadas ao cantor e compositor Assisão. A entidade é representada por 14 estados brasileiros e tem como função proteger e preservar a cultura do forró.
Murilo Couto postou, no dia 25 de abril, na rede social Instagram, um vídeo dizendo que para uma boa live é preciso que o cantor esteja alcoolizado em referência as transmissões realizadas neste período de isolamento social contra o coronavírus. Como “exemplo”, ele usou partes de uma live feita por Assisão. Ainda na produção postada na rede social, Murilo avaliou que “não sabia se Assisão estava bêbado, mas que o achava parecido com um cachorro”.
Na carta assinada pela coordenadora do Fórum Nacional do Forró, a paraibana Joana Alves, a ação de Murilo Couto é definida como preconceituosa. A entidade declarou ainda que o humorista procure estudar mais a cultura do próprio país.
Quem é Assisão?
A carreira do forrozeiro teve início em 1962, com a gravação do compacto gravado na indústria de LP´s Rozenblit, com quatro canções próprias, quando participava do grupo Azes do Baião. Nos anos 70, com a ascensão nacional, Assis se tornava Assisão.
Entre as letras, são destaques “Pau nas Coisas”, “Forró Ferruado”, “Peixe Piaba”, “Fogueirinha”, “Alambique de Barro” e “Pequenininha”. Só esta última teve mais de 250 regravações no País.
Em dezembro de 2017, em conversa com o Puxa o Fole durante o primeiro Encontro Nacional de Forrozeiros, realizado em João Pessoa, Assisão contou que muitos jovens o param nas ruas para tirar foto, e que reconhecem o trabalho, seja pelas composições ou pela reação que o cantor teve com os pais da nova geração.
Veja nota completa:
Nota de Repúdio |
Reportagem de João Lima Neto/Blog, Puxa O Fole