News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte tem tendência de redução na média de casos confirmados e de óbitos

Juazeiro do Norte tem tendência de redução na média de casos confirmados e de óbitos

Juazeiro do Norte em 09 de maio de 2020, Imagem mostra a estatua de Padre Cicero, usando uma mascara azul devido ao coronavirus. (Foto Anderson Duarte/Especial para O Povo) 

Apesar dos altos índices, a cidade segue a tendência devido a medidas preventivas e de controle. Região será alvo da pesquisa estadual que revelará a texa de infecção por Covid-19 da população.

Juazeiro do Norte ocupa o segundo lugar com mais casos confirmados de Covid-19 no Estado, atrás apenas de Fortaleza. Em última atualização da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), um total de 11.514 casos confirmados e 235 óbitos foram registrados no último boletim epidemiológico divulgado ontem, 5. Apesar dos altos índices, a cidade segue uma tendência de redução na média móvel tanto de casos confirmados quanto de óbitos pelo novo coronavírus.

Segundo informações da Sesau, há sete dias a média de casos confirmados caiu para 203 por dia. O índice anterior, há 14 dias, era de 273. A média de óbitos também diminuiu, seguindo para 3 óbitos diários há 14 dias para 2 na última semana. Os dados correspondem à semana do dia 28 de julho ao dia 4 de agosto.

Com 8.017 recuperados, a semana analisada também trouxe uma alta no índice de curados. Diariamente, mais de 100 recuperações eram registradas no sistema de monitoramento. O dia com mais curados da Covid-19 foi entre os dias 29 e 30 de julho, com 320 registros.

Segundo a diretora de Vigilância em saúde de Juazeiro do Norte, Evanúsia de lima, apesar de ainda existir na cidade uma alta circulação viral, os números confirmam a tendência favorecida por medidas de controle e de prevenção. O último boletim epidemiológico estadual revelou que o lockdown nas regiões Norte e no Cariri favoreceu a queda da curva epidemiológica.

"O lockdown foi muito importante e realmente impactou nos casos. Todas as medidas que agregam nas nossas ações para que a população evite aglomerações e evite o contato físico é positiva", disse. Os índices favoreceram que a cidade passasse da fase de transição para a primeira fase do Plano de Retomada Econômica no último Decreto Estadual. Fiscalizações em estabelecimentos e reavaliação dos protocolos estão sendo realizadas na região, a 497 km de Fortaleza.

A região, inclusive, será alvo da pesquisa estadual que revelará a taxa de infecção da população por Covid-19. O Crajubar, agrupamento dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, estarão nos próximos passos do estudo realizado pela equipe da Saúde em parceria com o Instituto Optimus.

A orientação é que pacientes que apresentam sintomas da Covid-19 e que tenham comorbidades e outros fatores de risco procurem a Unidade Básica de Saúde da Família para um monitoramento com profissionais especializados. O acompanhamento também pode ser feito através de coletas através do swab, cotonete estéril para coleta de exames microbiológicos. 

A diretora destaca que a adesão ao isolamento social na Cidade "ainda não é 100%" e os números podem sofrer alterações. "Estamos em uma tendência de queda, mas não estamos em estabilidade", alerta. O telefone de atendimento para casos suspeitos de Covid-19 na cidade é o (88) 99732 0845 , das 9 às 17 horas, ou 0800 2751475 com atendimento 24 horas.

Casos hospitalares

De acordo com o último boletim da cidade, um total de 3.162 doentes por Covid-19 estão em isolamento domiciliar, enquanto outros 100 estão hospitalizados. O acompanhamento intra-domiciliar é feito através do agente de saúde, que faz visitas aos pacientes em casos de extrema necessidade. Os acompanhamentos também são realizados por telefone, informa a diretora.

Sobre os hospitalizados, Evanúsia percebe que o paciente com Covid-19 tem um tempo de hospitalização longo, com variações entre 10 a 20 dias, e a demora faz com que a taxa de ocupação dos leitos aumente.

De acordo com informações da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) no município é de 60%, enquanto os de enfermaria estão em 71,79%. A taxa de letalidade da doença no município está em 2,02%. 


Fonte: O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.