News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

No Cariri, criança se engasga com caroço de seriguela e é transferida de helicóptero para Fortaleza

No Cariri, criança se engasga com caroço de seriguela e é transferida de helicóptero para Fortaleza

Menino de seis anos sentiu falta de ar. Após fazer uma broncoscopia, equipe médica descobriu que tratava-se de um caroço de seriguela. — Foto: Toni Sousa/Sistema Verdes Mares

Uma tomografia revelou o caroço quando a família decidiu levar o menino a hospital em Fortaleza.

Um menino de seis anos foi transferido, na manhã desta sexta-feira (7), de Juazeiro do Norte para Fortaleza, após engolir um caroço de seriguela, no município de Cedro, na Região Centro-Sul do Ceará.

Segundo o médico, Adriano Antunes, da Ciopaer de Juazeiro do Norte, que participou dos trabalhos de transferência, a criança sentiu falta de ar. Os problemas de ar persistiram por três dias e a família, desconfiando que poderia ser Cjovid-19, levou o menino ao hospital. A criança foi levada nesta quinta-feira (6) para Juazeiro do Norte e de lá, transferida para a capital. O médico afirmou que um problema viral ou até Covid-19 foram descartados após a realização de uma tomografia, que revelou o caroço.

"É uma criança proveniente do Cedro de seis anos de idade. Ela começou com uma falta de ar. Um problema no quadro respiratório há três dias. Foi atendida no hospital e foi constatado a necessidade de fazer uma tomografia para buscar qual era a causa. Foi descartado qualquer problema virótico ou um processo de Covid-19", disse.

Devido à gravidade do problema, o menino foi transferido do Hospital Regional do Cariri (HRC) para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. A viagem foi feita em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Transferência foi feita em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). — Foto: Toni Sousa/Sistema Verdes Mares

Broncoscopia

De acordo com Adriano, uma broncoscopia mostrou a estrutura ovalada. "E foi evidenciada uma estrutura ovalada que depois em conversa com a família e também depois de uma broncoscopia que era um caroço de seriguela", explicou.

Anda segundo o médico, em Juazeiro do Norte, não foi possível retirar o caroço da criança, por isso a necessidade da transferência do paciente para Fortaleza. Ainda de acordo com o médico o estado da criança é considerado estável e ficará sob os cuidados de profissionais em uma ala pediátrica.

“A broncoscopia aqui não foi de sucesso em relação na tentativa de retirada deste objeto e por isso ela vai para Fortaleza para receber cuidados mais intensivos numa ala pediátrica".


Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.