Estudante do Cariri é aprovada em mestrado na Europa
Claésia Costa foi aprovada no mestrado em Linguagem e Tecnologias da Informação da Erasmus Mundus - Foto: Arquivo pessoal |
Após realizar graduação em Sistemas de Informação no Instituto Federal do Ceará, campus Crato, a estudante Claésia Costa tem destino traçado: ela foi aprovada no mestrado em Linguagem e Tecnologias da Informação da Erasmus Mundus, um conjunto de prestigiados programas de mestrado financiados pela União Europeia. Ela foi contemplada com uma bolsa de estudos completa e terá todos os gastos cobertos, incluindo passagens, instalação, estadia e seguro.
O primeiro ano de estudos de Claésia na Europa será na Charles University, em Praga, na República Tcheca. No segundo ano, ela se mudará para a França, onde estudará na University of Lorraine, na cidade de Nancy. "Em março, eu recebi o e-mail informando que tinha sido aceita com bolsa e quase não acreditei, porque parecia tão fora da realidade. Minhas expectativas são bem altas, porque é um programa em que vou morar em duas cidades e conhecer duas culturas diferentes, duas línguas completamente diferentes. As expectativas são boas, apesar da gente ter um pouco de medo do novo", conta a estudante.
Segundo Claésia, a experiência no programa começou em agosto, com uma Summer School (escola de verão) online, em que teve a oportunidade de conhecer alguns dos colegas com quem deve estudar no velho continente. Para ela, a conquista é fruto do trabalho realizado durante a graduação: "Eu tô muito feliz, porque isso quer dizer que todo o meu processo, todo o meu aprendizado, tudo o que eu fiz durante o curso teve um resultado positivo, porque esse era o meu objetivo, ingressar numa pós-graduação no exterior. Eu queria essa oportunidade pra mim". A previsão de Claésia é chegar à República Tcheca para as aulas presenciais ainda em 2020. Por enquanto, ela segue tendo aulas online.
Para quem tem o sonho de estudar no exterior, a dica de Claésia é a preparação: "O recado que daria seria se preparar, pesquisar bastante, tem muito vídeo e informação na internet, além de muitos grupos em que os candidatos se ajudam e trocam informação".
Com informações de Alissa Carvalho - campus de Crato