News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

MP quer barrar candidatura de Arnon Bezerra por desaprovação de contas no TCU

MP quer barrar candidatura de Arnon Bezerra por desaprovação de contas no TCU

Prefeito Arnon Bezerra (Divulgação)

Prefeito Arnon Bezerra fortalece medidas contra a Covid- 19 e irá decretar 5º semana de isolamento rígido

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação da candidatura de Arnon Bezerra (PTB), que tenta se reeleger prefeito em Juazeiro do Norte. O documento assinado pelo promotor Flávio Corte argumenta que Arnon teve contas desaprovadas enquanto presidente estadual do partido. Com isso, o candidato estaria inelegível até 2023. A justiça decidirá se acata ou não o pedido.

LEIA DOCUMENTO COMPLETO: MP

Na peça, o promotor sustenta que “o impugnado figura na Lista de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares com Implicação Eleitoral do Tribunal de Contas da União, encaminhada à Justiça Eleitoral, em virtude do processo n.º 028.492/2013-3 (trânsito em julgado em

28/01/2015), que produz efeitos de inelegibilidade até 28/01/2023”.

Ele completa e diz que “pondera-se que a rejeição de contas – no presente caso concreto –se caracteriza pela irregularidade insanável, cujo significado traduz a ideia de intencional contrariedade aos princípios da administração pública e de violação à probidade administrativa”.

Outro lado

A defesa de Arnon Bezerra argumenta que, ao assumir a presidência estadual do PTB em 2003, Arnon herdou contas do presidente anterior. Mesmo assim, foi ele quem fez a prestação de contar à Justiça Eleitoral à época. “Ao desaprovar [a Justiça Eleitoral] remeteu ao Tribunal de Contas da União (TCU), que repetiu a desaprovação”, argumenta a defesa.

A mesma questão foi motivo de pedido de impugnação em 2016 – quando Arnon se candidatou e se elegeu prefeito – , argumenta ainda o advogado Boaventura. Ele diz que, na ocasião, a justiça decidiu, após analisar o acórdão, que havia uma confusão contábil sobre o que era responsabilidade do então candidato e do ex-presidente do PTB.

“A nova ação terá de enfrentar essas questão, que a própria justiça decidiu em 2016, estamos seguros da elegibilidade da chapa”, completa.

Reportagem de Felipe Azevedo/Agência Miséria

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.