Tremor de terra com magnitude de 2.3 graus na escala Richter é registrado entre Iguatu e Orós
Legenda: Até o momento, no entanto, não há relato de moradores que sentiram o tremor - Foto: Arquivo pessoal |
Fenômeno é considerado imperceptível, mas foi informado aos departamentos de defesa civil por especialista em abalos sísmicos
Até o momento, não há relato de moradores que sentiram o tremor
Um tremor de terra foi registrado entre os município de Iguatu e de Orós, no Centro-Sul do Ceará, durante a tarde deste sábado (17), por volta de 14h01, com magnitude de 2.3 graus na escala Richter. Defesa Civil foi informada sobre o episódio, considerado imperceptível. Um abalo sísmico semelhante ocorreu em outubro de 2016 na mesma região do Estado.
O mestre em Geofísica do Laboratório Sismológico (LABSIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Menezes, explica que a causa do tremor tem relação com às pressões no interior da terra. “Em alguns locais, essas pressões atuam nas falhas geológicas que existem e fazem que estas se movimentem, gerando estes tremores, como é o caso dessa região”, afirma.
Mesmo em um nível leve da escala que vai até o grau 9, as autoridades de defesa cívil foram informadas sobre o fenômeno que não apresenta riscos, como acrescenta o especialista.“Entramos ontem mesmo em contato com o pessoal da Defesa Civil de Fortaleza e também de Iguatu informando sobre o tremor. Não obtivemos, até o momento, informações que este tenha sido sentido pela população local”, destaca.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Nijair Araújo, informou ao Sistema Verdes Mares que não houve nenhuma chamada para a região. Também foram procurados moradores da região sobre o tremor, mas até a publicação dessa matéria não houve relatos sobre o ocorrido.
Fonte: Diário do Nordeste