Brejo Santo passa a receber águas da transposição do Rio São Francisco
Legenda: Depois de Brejo Santo, as águas do Rio São Francisco seguem para Mauriti e para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte - Foto: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Regional |
O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.
O Reservatório Atalho, em Brejo Santo, passou a receber as águas do Rio São Francisco nesta sexta-feira (6), segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional divulgadas nesta sexta-feira (6). O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.
Na época do acidente, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos e casas de familiares.
O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Franciso vai levar água ainda para a cidade de Mauriti e para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Depois dos reparos com o rebaixamento do vertedouro, o fluxo das águas foi liberado Com isso, a Estação de Bombeamento EBI-3, localizada em Salgueiro, no estado de Pernambuco foi acionada, ocasionando a retomada da pré-operação do Eixo Norte.
Após o fim da obra, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Rompimento de tubulação
A tubulação se rompeu no dia 21 de agosto deste ano, após a abertura de uma comporta da barragem no momento da sangria do reservatório.
Legenda: Tubulação da transposição do Rio São Francisco rompe em Jati, na região do Cariri - Foto: VC Repórter |
A barragem em Jati foi inaugurada com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Moradores gravaram um vídeo que mostra o momento do rompimento e a fuga das pessoas que estavam próximas à barragem.
Fonte: Diário do Nordeste