Em Barbalha, prefeito eleito preocupado com as finanças e focado na geração de emprego
Em entrevista, o prefeito eleito de Barbalha, Guilherme Saraiva falou sobre sua relação com governos, busca por recursos, geração de emprego e preocupação com as finanças da Prefeitura. |
Em mais uma entrevista do Jornal do Cariri com os prefeitos eleitos dos Crajubar, o novo gestor de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), falou sobre sua relação com o Governo do Estado e a busca por recursos em Brasília. Geração de emprego e a uma recuperação das finanças da Prefeitura estão entre as principais preocupações.
Eleito com o apoio do governador Camilo Santana (PT), Guilherme diz ter a promessa de que Barbalha terá prioridade nos futuros investimentos do Governo do Estado. Dias antes da eleição, Camilo teria prometido transformar o município em um canteiro de obras, caso a gestão fosse comandada por Guilherme. Barbalha é o berço político de Camilo.
Sobre a relação com a gestão do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) durante a transição, a situação é de tranquilidade. A primeira reunião, que aconteceu no dia 1º de dezembro, reuniu uma equipe de 10 técnicos, sendo cinco indicados por Argemiro e cinco por Guilherme.
Durante a reunião foram solicitadas informações e documentações que, em sua maioria foram bem recebidas pela equipe que representa a atual gestão. Guilherme destacou apenas a negativa com relação as informações sobre o Balneário do Caldas. A equipe que representa a gestão Argemiro pediu que a solicitação fosse feita diretamente a diretoria do Caldas.
A solicitação ao Balneário do Caldas foi enviada e, como as outras solicitações, espera resposta para realizar a próxima reunião. Apesar do contratempo, Guilherme avalia que a resistência não acarretará problema.
Ainda sobre a transição, o prefeito eleito avalia que somente com as informações detalhadas será possível fazer um planejamento para os primeiros meses da nova gestão. Independente das informações, Guilherme prepara medidas como ajuste na folha de contratados. Outra medida emergencial é projetar os futuros investimentos. A ideia é preparar o terreno para implantar o projeto de geração de emprego e renda.
E para fomentar a geração de emprego, a nova gestão pretende desenvolver, em parceria com o comércio local, um estudo sobre o perfil do consumidor barbalhense. “Identificar pontos fortes e fracos é importante para fortalecer e estimular o consumo próprio, interno,” disse.
Apesar do planejamento focado, Guilherme avalia que a geração de emprego não será de imediato. Ele acredita que isso dependerá, em grande parte, da implantação do polo de saúde do município, que levará tempo. Mesmo com a avaliação, Guilherme tranquiliza a população dizendo que o trabalho foi iniciou antes de assumir a gestão.
Guilherme disse que antes de assumir a gestão, pretende conversar com o prefeito Argemiro para saber sobre os projetos e programas. Os dois avaliarão que programas em curso devem ser continuados. “Às vezes a população é muito prejudicada, quando se troca de governo e aquele projeto que estava dando certo deixa de existir,” avaliou.
Com a garantia de apoio junto ao governo Camilo, Guilherme vê como primordial uma relação de respeito com o Governo Federal. “Vamos fazer o possível para atrair recursos e investimentos de Barbalha. Vamos buscar quem quer seja, independente, de partido,” disse. Ainda, esta semana Guilherme deve embarcar para Brasília em busca de recursos.
O prefeito eleito garantiu que seu foco está na transição e montagem de um plano emergencial, por isso, por enquanto, não foi fechado nenhum nome para compor o secretariado.
Com informações do Jornalista Madson Vagner