News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Concurso SEFAZ CE 2021: Edital com 100 vagas tem comissão formada

Concurso SEFAZ CE 2021: Edital com 100 vagas tem comissão formada

Foto: Reprodução

Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará abrirá um novo edital de concurso em breve; veja

Saulo Moreira por Saulo Moreira 24 de março de 2021, 14:26hem Área Fiscal, Ceará, Cebraspe, Concursos Por Estado, Concursos Previstos, Nordeste, SEFAZ

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará tem expectativa de abrir um novo edital de concurso (Concurso SEFAZ CE 2021). Um novo grupo de trabalho foi designado para os trâmites do novo certame.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 23 de março, a comissão coordenadora foi formada:

  • Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano (presidente);
  • Edlourdes Pires Moura Coelho (membro da Secretaria da Fazenda do Ceará);
  • Guilherme França Moraes (membro da Sefaz);
  • Fábio da Silva Miranda (membro da Secretaria do Planejamento e Gestão); e
  • Rose Raphaele Pereira de Sousa (membro da Seplag).

A comissão acima ficará encarregada de tocar os processos até a data de homologação do concurso. Com a comissão formada e a banca contratada, o próximo passo é a publicação do edital.

O edital do concurso Sefaz CE será publicado até o dia 15 de abril, segundo informações da secretária de Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba, em resposta a uma seguidora nas redes sociais.

O edital tem previsão de ser publicado com 100 vagas, distribuídas entre os cargos de auditor fiscal da receita estadual; auditor fiscal contábil-financeiro; auditor fiscal jurídico; e auditor fiscal de tecnologia da informação. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível superior, sendo qualquer área para o auditor fiscal da receita estadual e na área específica para os demais cargos.

O salário, de acordo com os valores atualizados de janeiro de 2020, poderá chegar a R$16.045,30, já contando com as gratificações e prêmios por desempenho fiscal. Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas e em regime estatutário.

De acordo com o projeto básico do certame, os candidatos serão avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos. Os exames estão confirmados para a cidade de Fortaleza.

As provas do concurso serão aplicadas em um único domingo, nos turnos da manhã e tarde. O primeiro exame vai contar com prova objetiva, que vai contar com 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos do tipo “certo” ou “errada”.

Já a prova discursiva vai contar com duas questões, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso, com até 45 linhas.

Segundo o edital, somente serão corrigidas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva classificados em até três vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo.

“Em um total de 300 correções, respeitados os empates na última posição”, confirma o projeto básico.

Por fim, o concurso terá a prova de títulos. A etapa, entretanto, vai ser aplicada somente aos candidatos aprovados nas fases anteriores.’

Organizadora

A banca organizadora já foi definida. Em publicação no Diário Oficial do Estado, o Governo oficializou o Cebraspe como banca organizadora. A escolha foi feita por dispensa de licitação.

A pasta formou a comissão organizadora que ficará responsável pelo andamento do concurso. A equipe é formada pelos seguintes auditores fiscais do estado:

  • Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano;
  • Roberta de Alencar Pita;
  • Edlourdes Pires Moura Coelho;
  • Thiago Alves Paiva;
  • Marcio Cardeal Queiroz da Silva;
  • Takeshi Cardoso Koshima;
  • Marcus Augusto Silva Ferreira;
  • Francisco Ferreira Chagas Junior;
  • Luciana Nunes Coutinho; e
  • Anna Isabelle Gomes Pereira Santos.

Agora, com a comissão formada, os próximos passos serão a elaboração e conclusão do estudo do número de vagas e cargos. Além disso, uma banca organizadora será escolhida.

A expectativa é que o edital seja publicado até junho de 2021, conforme informação passada pela secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pocabahyba.

Em junho do ano passado, a secretária estimou a abertura do concurso ainda em 2020. No entanto, segundo ela, por conta da pandemia do novo coronavírus e devido aos trâmites para a escolha da banca organizadora, ela confirmou o edital para 2021. O concurso deve sair com um total de 100 vagas imediatas, mas sem formação de cadastro reserva.

“A minha pretensão, já alinhada com o Governo do Estado, é realizar concursos (Sefaz CE) com um menor número de vagas e uma maior regularidade […] Não pretendemos formar cadastro de reserva, as nomeações serão imediatas devido a urgência da necessidade de pessoal”, disse.

O Concurso SEFAZ CE

De acordo com o sindicato, o total de 100 vagas não supre a necessidade da Sefaz-CE, que já tem déficit de 200 servidores.

“100 vagas é pouco diante da quantidade de servidores que se aposentaram. Foram 11 anos sem concurso”, relatou o Sintaf-CE.

O cargo de Auditor, no que compete entre as suas atribuições, tem missão de efetuar levantamento e análise de dados econômico-fiscais e cadastrais na Sefaz e/ou no contribuinte; preparar relatórios e/ou processos e/ou informações específicos de sua área de atuação; participar de elaboração de planos operacionais de sua área de atuação e responder por sua execução; oferecer suporte operacional e/ou instrumental para a elaboração de procedimentos e/ou processos da sua área de atuação; realizar diligências fiscais; constituir crédito tributário com competência plena em procedimentos de fiscalização referentes a todos os tributos estaduais e regimes de recolhimento quanto às obrigações tributárias principais e acessórias; elaborar representação fiscal para fins penais nos crimes contra a ordem tributária.

Último Concurso de Auditor

O último concurso aconteceu em 2007, quando contou sob organização da Escola de Administração Fazendária (ESAF). Foram oferecidas 150 vagas, com oportunidades para os cargos de Auditor-fiscal da receita estadual (150 vagas), analista contábil- financeiro (40), analista jurídico (20) e analista de tecnologia da informação (60). Para participar, o candidato devia ter ao menos o nível superior, reconhecido pelo MEC.

Ao todo, foram 135 questões. O candidato, para ser considerado aprovado e classificado, teve que ter obtido, no minimo, 40% (quarenta por cento) do somatório dos pontos ponderados correspondentes ao conjunto de disciplinas que compõem cada uma das provas objetivas e ter obtido, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do somatório dos pontos ponderados correspondentes ao conjunto das provas objetivas 1, 2 e 3.

  • Concurso: Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará
  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: 100
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.