Concurso PGE CE: Governador confirma que já autorizou novo edital
Foto: Reprodução/PGE CE |
Foi divulgado no Diário Oficial, a informação de um crédito liberado para realização do novo certame para o órgão.
A Procuradoria Geral do Estado do Ceará vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PGE CE) após cerca de 10 anos sem edital para efetivos. De acordo com informações do Governador do Estado, Camilo Santana, a seleção já foi autorizada.
“Também já autorizei o concurso, que já está em alboração, para a Procuradoria Geral do Estado (…) Semace e PGE são concursos já autorizados por mim”, disse Camilo.
Ainda não há uma estimativa de quando o edital será aberto. Além disso, é necessário que a autorização seja publicada no Diário Oficial. Os cargos que serão oferecidos no edital também não foram informados.
Em dezembro de 2020, foi divulgado no Diário Oficial, a informação de um crédito liberado para realização do novo certame para o órgão.
Em 2015, a PGE-CE tinha grande chance de divulgar o seu edital de concurso público. Porém, isso não chegou a acontecer. Os preparativos do concurso já estavam bem adiantados, com organizadora definida.
A expectativa é que um novo concurso seja divulgado para o cargo de Procurador, cargo com requisito de nível superior em Direito e registro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial deve girar em torno de R$30 mil.
Banca organizadora
Os trâmites de abertura do concurso público da PGE-CE estavam bem adiantados no ano de 2015. A banca organizadora seria, inclusive, o Cebraspe. O contrato entre as partes chegou a ser assinado, mas o concurso nunca saiu do papel.
Até agora, o órgão ainda não confirmou se abrirá um novo concurso e se a banca organizadora continuará sendo o Cebraspe. Em 2015, estavam previstas 50 vagas.
Último concurso PGE CE
A PGE-CE não abre um novo concurso público há mais de 10 anos. O último edital foi publicado para preenchimento de 20 vagas. No entanto, o órgão convocou 70 aprovados para posse.
O último concurso contou com três fases, dispostas da seguinte maneira:
- Prova Objetiva (de caráter eliminatório e classificatório);
- Prova discursiva (de caráter eliminatório e classificatório);
- Avaliação de títulos (de caráter classificatório).
A prova objetiva contou com um total 100 pontos, contando com 100 questões objetivas, com duração de 4h30, abordando questões de:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Financeiro
- Direito Tributário
- Direito Ambiental
- Direito Civil
- Direito Comercial
- Direito Processual Civil
- Direito do Trabalho
- Direito Processual do Trabalho
- Direito Processual Penal
- Direito Penal
- Direito Previdenciário