CPF na nota, aumenta o score do Serasa?
Foto: Ilistrativa |
Confira no decorrer do artigo o que pode ou não aumentar o seu score.
Quem nunca escutou o questionamento sobre colocar o CPF na nota no momento de uma compra. Sobre esta questão, muitos ainda pensam que tal medida pode aumentar o score de crédito, todavia, este só mais um dos mitos a respeito da pontuação do Serasa.
Neste sentido, é preciso entender que não há nada que inclua o registro do CPF na nota fiscal como um fator para o cálculo do score, ou seja, os órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.), não utilizam o procedimento nos fatores que estabelecem a pontuação.
No entanto, existem algumas atitudes que quando tomadas aumentam potencialmente as chances de elevação do score de crédito do consumidor.
Sobre o score do Serasa
O score do Serasa nada mais é que uma pontuação que vai de 0 a 1000, cujo intuito é avaliar o risco de crédito que determinada pessoa apresenta. Para determinar os pontos, o órgão considera fatores como: dívidas ativas no nome do indivíduo, histórico de débitos, pagamentos de contas mensais em dia, entre outros.
Enfim, a depender do número de pontos o score é classificado entre “Baixo” e “Muito Bom”. Confira:
Possuir um score alto, representa maiores facilidades na contratação de serviços como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, por exemplo. Por outro lado, uma baixa é praticamente sinônimo de barreiras financeiras, neste âmbito.
4 dicas para aumentar o seu score
Não há nada que irá garantir que seu score aumente imediatamente, pois, apesar de ser uma pontuação dinâmica, o órgão leva um tempo, que varia, para analisar o seu perfil, conforme os fatores já citados. No entanto, há algumas medidas que aumentam consideravelmente a chance do seu score subir. Confira:
- Honre com suas dívidas mensais: tem grande peso para cálculo do score, manter contas como luz, água, aluguel e internet, em dia;
- Limpe seu nome: renegocie e quite suas dívidas, ter débitos registrados em seu CPF prejudica a pontuação do seu Score. Uma boa opção é consultar as ofertas disponíveis no Serasa Limpa Nome.
- Tenha contas em seu nome: ao ter contas registradas no seu nome, você é visto como um consumidor, e por consequência se honrar com tais débitos, um bom pagador;
- Não compre tudo a vista: não entenda mal, quitar de uma vez uma compra é vantajoso para organizar as contas. No entanto, realizar compras a prazo aumenta o monitoramento dos órgãos responsáveis, em relação ao seu comportamento com dívidas.
Reportagem de De Lucas Machado/Jornal Contábil