Banco Central informa vazamento de 2,1 mil chaves Pix ligadas a clientes de instituição financeira
Legenda: Conforme o BC, as chaves PIX são utilizadas para recebimento de recursos e, portanto, não possuem acesso ao saldo, realização de pagamentos ou transferências - Foto: Shutterstock |
Dados cadastrais como nome, CPF e número da conta foram vazados
O Banco Central do Brasil divulgou nesta quinta-feira (3) que alguns dados do PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A passaram por vazamento de "natureza cadastral".
Segundo a instituição financeira, 2.112 chaves PIX tiveram dados cadastrais vazados contendo nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta.
"Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas", informou o BC.
Além disso, pessoas que tiveram os dados vazados serão notificadas. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", completou a nota do banco.
Recebimento de recursos
Ainda conforme o BC, as chaves PIX são utilizadas para recebimento de recursos e, portanto, não possuem acesso ao saldo, realização de pagamentos ou transferências.
Entretanto, salientou que esses dados podem ser utilizados para outros tipos de golpe, reforçando para que quem teve dados vazados se mantenha em alerta.
Fonte: Diário do Nordeste