Anatel determina que empresas de telemarketing bloqueiem ligações feitas por robôs que desligam em até 3 segundos
Legenda: Norma da Anatel obriga empresas a usarem código 0303 em chamadas para oferta de produtos ou serviços - Foto: Shutterstock |
Se as prestadoras de serviço de telecomunicação eas empresas de telemarketing não cumprirem as determinações da agência, poderão ser multadas em até R$ 50 milhões
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu tomar medidas classificadas como mais "enérgicas" para combater o telemarketing abusivo. Em decisão divulgada nesta sexta-feira (3),o órgão determinou que, em 15 dias, as empresas de telemarketing adotem providências para adequar suas atividades, com o objetivo de "cessar" a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.
Após esse prazo, as prestadoras de serviço deverão realizar o bloqueio, pelo período de 15 dias, dos robôs que fazem mais de 100 mil chamadas abusivas de telemarketing por dia, com duração de até 3 segundos.
Além disso, quinzenalmente, as prestadoras deverão notificar a Anatel sobre os usuários que sofreram o bloqueio e os respectivos recursos de numeração utilizados.
Essas duas últimas medidas irão vigorar por um prazo de três meses. Também, em dez dias da publicação da decisão da Anatel, as prestadoras deverão remeter ao órgão a lista dos usuários que, nos últimos 30 dias, geraram 100 mil chamadas por dia com duração de até 3 segundos.
NÚMEROS DAS LIGAÇÕES DEVEM SER OS ATRIBUÍDOS PELA ANATEL
A medida cautelar da Anatel prevê ainda que as prestadoras de serviços de telecomunicações, no prazo de 30 dias, realizem o bloqueio de chamadas que não utilizem recursos de numeração atribuídos pela Anatel. A medida vale para chamadas originadas na própria rede ou provenientes de interconexão.
"A Anatel entende que outras medidas mais enérgicas precisam ser implantadas. Infelizmente temos resistência de empresas de telecomunicação, de operadoras para que essas medidas (contra telemarketing abusivo) sejam de fato sem efetivas", disse Emmanoel Campelo, conselheiro da agência. Ele afirmou ainda que vê comportamento "pouco colaborativo" das operadoras.
Se as prestadoras de serviço de telecomunicação e os usuários (empresas de telemarketing) "ofensores" não cumprirem as determinações da Anatel, poderão ser multadas em até R$ 50 milhões.
"Linhas telefônicas são feitas para contato entre pessoas, não de robôs", disse Campelo. "Diante desse cenário que vemos esse potencial redução do valor do próprio serviço de telecomunicação, é que Anatel entende que medidas precisam ser adotadas principalmente para combater o chamado robocall, artifícios tecnológicos que geram chamadas num mesmo recurso de numeração, milhões por dia, isso é algo que foge da razoabilidade", afirmou o conselheiro.
Com Estadão ConteúdoEscrito por Germano Ribeiro/Diário do Nordeste.