Concurso do INSS é autorizado com mil vagas; veja detalhes
Legenda: Em 2015 foi a última vez que foi realizado um concurso para o cargo de técnico - Foto: Agência Brasil |
O edital de abertura da seleção pública deve ser publicado em até seis meses
O Ministério da Economia liberou a realização de concurso público para preenchimento de 1 mil vagas de Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13).
O certame, conforme o texto divulgado, depende da existência de vagas na data da publicação do edital de abertura das inscrições, além de está condicionado à adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Ainda conforme a portaria de autorização, o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público é de seis meses, a contar desta segunda-feira.
REQUISITOS E SALÁRIO
Segundo a última seleção para o cargo de Técnico do Seguro Social, realizada em 2015, o candidato precisava possuir nível médio ou concurso técnico equivalente para participar. Na época, foram ofertadas 800 vagas.
O salária inicial para a vaga era de R$ 4.886,87, para uma jornada de 40h semanais, conforme o portal Nova Concursos.
PROVAS
Sob a organização do Cespe, hoje conhecido como Cebraspe, o concurso de 2015 avaliou os interessados através de provas objetivas, sendo:
- Conhecimentos básicos: 50 questões
- Conhecimentos específicos: 70 questões
Foram abordados os seguintes temas nas avaliações:
- português
- raciocínio lógico
- informática
- ética no serviço público
- regime jurídico único
- direito administrativo
- direito constitucional
- seguridade social