Veterinária explica cuidados com alimentação dos pets na época de festa junina
Veterinária explica os cuidados com animais em épocas festivas — Foto: Dínamus Assessoria/Divulgação |
Além da tentação das comidas típicas, profissional de Itapetininga (SP) também ressaltou a importância de manter os pets longe dos fogos de artifício, comuns nesta época do ano, e protegidos do frio.
O mês de junho se aproxima e, com ele, as famosas festas juninas. Em meio a tantas festividades e pratos típicos, a veterinária Ana Carolina Hirata alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção com a alimentação dos pets neste período.
Ao g1, a veterinária de Itapetininga (SP) explica que frituras, doces e bebidas alcoólicas são os piores alimentos para a saúde dos pets. Por isso, o recomendado é que os donos não ofereçam aos animais as guloseimas das festas juninas.
Segundo a profissional, quando os animais ingerem esses alimentos, podem acabar desenvolvendo uma pancreatite, que é uma inflamação no pâncreas. Com isso, os pets podem ter diarreia, vômito e dor abdominal, ocasionando desidratação.
Veterinária de Itapetininga (SP) dá dicas sobre cuidados dos pets — Foto: Ana Carolina Hirata/Arquivo Pessoal |
Para os donos interessados em incluir comidas de seres humanos no dia a dia dos pets, Ana Carolina diz que existem veterinários especialistas em nutrição. Esses profissionais fazem cardápios balanceados, com comidas que os animais podem experimentar, como frutas e verduras.
Ana Carolina recomenda que, em casos de ingestão de comida de seres humanos, os donos procurem um veterinário o mais rápido possível, para que o atendimento e os cuidados corretos sejam realizados.
"Às vezes, em determinados casos, os animais precisam de internação e tratamento, então é melhor correr o mais rápido para um veterinário", explica.
Além da tentação das comidas típicas, a profissional Ana Carolina Hirata também ressaltou a importância de manter os pets longe dos fogos de artifício, comuns nesta época do ano, e protegidos do frio.
*Por Bárbara Bruno*, g1 Itapetininga e Região/Colaborou sob supervisão de Júlia Nunes