Empréstimo no Auxílio Brasil: Veja quando deve ser liberado e quais bancos devem participar
Foto: NoDetalhe |
O empréstimo consignado no Auxílio Brasil ainda não foi lançado, mas o Valor apurou com fontes alguns detalhes importantes sobre a medida. Confira:
A regulamentação do empréstimo consignado no Auxílio Brasil deve ser concluída em agosto de 2022. Nessa modalidade de crédito, a parcela é descontada diretamente do benefício de quem toma o empréstimo e tem regras específicas.
O empréstimo consignado no Auxílio Brasil ainda não foi lançado, mas o Valor apurou com fontes alguns detalhes importantes sobre a medida, que já foi aprovada no Congresso, mas precisa de regulamentação para ser operacionalizada. Além dos ajustes finais na lei, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) precisa adaptar os sistemas até o início de agosto.
Confira abaixo quando o empréstimo no Auxílio Brasil deve ser liberado, as possíveis regras para o empréstimo, a possível taxa de juros ao mês e quais bancos devem participar.
Quando deve ser liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O governo pretende regulamentar o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil em agosto, em iniciativa que faz parte do “pacote de bondades” lançado a poucos meses da eleição.
Qual deve ser o valor do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Segundo o Valor apurou, cada beneficiário poderá comprometer até 40% do valor recebido por mês, que será de R$ 600 ao menos até dezembro, com parcelas de no máximo R$ 240. O prazo máximo, ainda de acordo com fontes, será de dois anos e a regra não deve prever inicialmente um limite máximo de juros.
O prazo de 24 meses considera o período que uma pessoa pode receber o auxílio depois de se tornar inelegível, como quando começa a trabalhar com carteira assinada.
Qual deve ser a taxa de juros no empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Cálculos preliminares apresentados ao governo apontam que a operação exigiria uma taxa de juros média de 5% ao mês. Diante disso, a expectativa é que a adesão dos bancos do país seja mais lenta em relação a outros programas incentivados pelo governo.
Quais bancos devem participar no empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Os únicos bancos que demonstraram interesse na operação foram Caixa e BB. O Valor entrou em contato com os cinco maiores bancos do Brasil. Veja o que eles disseram:
- Itaú afirmou que não oferece o consignado para esse grupo, “e não tem perspectiva de vir a oferecer”.
- Bradesco disse estar avaliando, “mas a princípio não deve operar a linha”.
- Santander afirmou apenas que não possui crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
- Caixa Econômica Federal informou que “aguarda regulamentação a ser publicada pelo Ministério da Cidadania sobre as condições e requisitos do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil”
- Banco do Brasil respondeu que “analisa a possibilidade de operar a linha que ainda depende da regulamentação das condições negociais”.