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As 10 motos mais econômicas do Brasil: análise das campeãs

As 10 motos mais econômicas do Brasil: análise das campeãs

Separamos as motos que são 'inimigas do posto' (Foto: Shutterstock)

Em tempos de combustível nas alturas, não basta escolher uma moto para economizar... Ela ainda tem que gastar menos do que as outras.

A Amoto, para muitos, é alternativa não só de mobilidade como também de economia para se locomover. Notadamente, os modelos sobre duas rodas são bem mais eficientes que os automóveis. Com isso, ainda se valem de boas autonomias para transitar pelos ambientes urbanos. Se você se interessou pela vantagem para o bolso que as motocicletas proporcionam, vamos te ajudar. Separamos as 10 motos mais econômicas do Brasil com base nos dados de consumo fornecidos pelas próprias fabricantes.

Os preços desta lista foram coletados na penúltima semana de março de 2022 e são os valores sugeridos pelas marcas – sem frente e exceto para o estado de São Paulo.

1. Honda Pop 110

Foto: Reprodução/YouTube

  • Preço: a partir de R$ 8.090
  • Motor: 109,1 cm³
  • Potência: 7,9 cv
  • Torque: 0,9 kgfm
  • Consumo: 55 km/l
  • Tanque: 4,2 litros

Modelo mais barato da Honda no Brasil, esta street é bastante básica, mas tem fama de robusta e durável, além de ser a moto mais econômica do Brasil. Usa câmbio de quatro marchas e tem CBS nos freios. Ainda se vale da reputação da marca japonesa e de sua ampla rede de concessionárias no país.

2. Honda Biz 110

A cor prata metálica foi adicionada junto do vermelho à Biz 110i

  • Preço: a partir de R$ 9.870
  • Motor: 109,1 cm³
  • Potência: 8,33 cv
  • Torque: 0,89 kgfm
  • Consumo: 52,9 km/l
  • Tanque: 5,1 litros

A motoneta com jeito de scooter tem excelente custo/benefício e ainda garante a dobradinha à marca japonesa. O preço inicial fica abaixo dos R$ 10 mil e é mais potente e “torcuda” que a Pop. Destaque para o porta-objetos sob o banco – que acomoda um capacete – e para a garantia de três anos.

3. Haojue DK 150 S Fi

Foto: Reprodução/YouTube

  • Preço: a partir de R$ 13.686
  • Motor: 149 cm³
  • Potência: 11,27 cv
  • Torque: 1,16 kgfm
  • Consumo: 48 km/l
  • Tanque: 12,5 litros

Com a saída de cena da Nex 110 – que fazia incríveis 72 km/l -, a marca chinesa perdeu o primeiro lugar entre as motos mais econômicas do Brasil. Porém, se mantém bem no pódio com essa moto com cilindrada e potência maiores que as duas líderes da Honda, e desenho inspirado nas nakeds. Bom acabamento, pneus largos e a calibragem dos amortecedores são o destaque.

4. Haojue DR 160

Foto: Reprodução/YouTube

  • Preço: a partir de R$ 18.285
  • Motor: 162 cm³
  • Potência: 15,0 cv
  • Torque: 1,43 kgfm
  • Consumo: 47 km/l
  • Tanque: 12 litros

Mais uma city da Haojue com design arrojado do tipo “quero ser naked” e que desponta bem entre as motos mais econômicas do Brasil. É considerada a grande rival da Honda CG – o modelo de duas rodas mais vendido do país. Com câmbio manual de cinco marchas, é elogiada pelas boas arrancadas e é equipada com CBS nos freios e alarme.

5. Honda NXR 160 Bros

Foto: Divulgação

  • Preço: a partir de R$ 15.790
  • Motor: 162,7 cm³
  • Potência: 14,7/14,5 cv
  • Torque: 1,60/1,46 kgfm
  • Consumo: 46 km/l
  • Tanque: 12 litros

A primeira trail entre as motos mais econômicas do Brasil é a Bros, que acaba de ser redesenhada. O modelo ganhou protetor de suspensão e sua fama de robusta acaba tornando-a uma boa opção também para encarar as buraqueiras da cidade. É equipada com caixa manual de cinco marchas e CBS nos freios.

6. Haojue Nex 115

Foto: Divulgação

  • Preço: a partir de R$ 12.376
  • Motor: 113 cm³
  • Potência: 9,0 cv
  • Torque: 0,92 kgfm
  • Consumo: 45 km/l*
  • Tanque: 4,2 litros

A Nex 115 é uma espécie de herdeira da Nex 110, é mais potente que a Pop, porém não herdou o consumo surpreendente da então irmã de cilindrada menor. Mesmo assim, é uma moto boa e eficiente para a cidade. Com transmissão semi automática de quatro velocidades, vem com baú de 26 litros de série e garantia de fábrica de dois anos.

7. Haojue Chopper Road

Foto: Reprodução/YouTube

  • Preço: a partir de R$ 13.686
  • Motor: 149 cm³
  • Potência: 11,27 cv
  • Torque: 1,16 kgfm
  • Consumo: 43 km/l
  • Tanque: 9,5 litros

Mais uma Haojue entre as motos mais econômicas do Brasil. Chama a atenção no desenho, pelo estilo meio clássico e com até uns toques de modelo custom. Usa transmissão manual de cinco marchas e freios CBS. Tem fama de ágil, especialmente pelo baixo peso (123 kg a seco).

8. Yamaha Factor 125

Foto: Reprodução

  • Preço: a partir de R$ 12.390
  • Motor: 125 cm³
  • Potência: 11,1/11,0 cv
  • Torque: 1,2 kgfm
  • Consumo: 42 km/l
  • Tanque: 15,7 litros

Outra moto com fama de “pau para toda a obra” e também entre as mais econômicas do país. A Factor atrai também pelo banco macio e largo, pelo motor flex eficiente além de um baixo custo de manutenção e garantia de três anos. O câmbio é sincronizado de cinco marchas e os freios se vale de sistema UBS.

9. Honda CG 160

A CG 160 Titan é o topo de linha e recebeu mais novidades, incluindo rabeta redesenhada

  • Preço: a partir de R$ 11.920
  • Motor: 162,7 cm³
  • Potência: 14,9 cv
  • Torque: 1,4 kgfm
  • Consumo: 41 km/l
  • Tanque: 14,6 litros

Com quatro versões, a moto mais famosa e vendida do país também está entre as mais econômicas do mercado brasileiro. É vendida em quatro versões sempre com seu motor flex com fama de inquebrável e com manutenção simples. A robustez e suavidade na condução são garantidas pela suspensão dianteira telescópica Showa.

10. Yamaha Factor 150

Foto: Reprodução/YouTube

  • Preço: a partir de R$ 13.190
  • Motor: 162,7 cm³
  • Potência: 12,4/12,2 cv
  • Torque: 1,3 kgfm
  • Consumo: 40 km/l
  • Tanque: 15,7 litros

Versão mais potente da linha Factor, o modelo fecha a lista das 10 motos mais econômicas do Brasil. Desta forma, se sobressai à irmã de entrada pelo custo-benefício mais interessante. Tem boa posição de pilotagem, freios UBS, motor flex eficiente que confere boa autonomia e mais equipamentos que a 125.

Por Fernando Miragaya/AutoPapo

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