Celulares com 5G: veja a lista de aparelhos homologados pela Anatel
Anvisa disponibiliza lista de celulares compatíveis com o 5G. — Foto: Reprodução/EPTV |
Tecnologia está funcionando em algumas capitais do país e é suportada em mais de 80 modelos. Apenas os produtos autorizados pelo órgão podem ser utilizados no país.
O 5G já está em operação em algumas capitais do país, onde é possível acessar a versão "pura" da tecnologia, chamada "standalone" (SA). Ela oferece mais velocidade e menos tempo de resposta na navegação e, no futuro, deverá permitir avanços em áreas como carros autônomos, realidade virtual, telemedicina.
Mais de 80 celulares são compatíveis com 5G e têm a autorização para serem vendidos no Brasil. Só aparelhos homologados podem ser usados no país. A Agência Nacional de Telecomunicações disponibiliza uma relação dos dispositivos que suportam a nova tecnologia (veja a lista).
A previsão é de que o 5G chegue a todas as capitais brasileiras até 27 de novembro. O prazo foi adiado duas vezes pela Anatel, que revisou o cronograma devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos.
Segundo a agência, os usuários devem conferir a lista de modelos antes de comprarem um novo celular e verificar o selo de homologação da Anatel localizado no celular ou no manual.
Confira a lista de celulares com 5G homologados pela Anatel e os preços encontrados nos sites das fabricantes:
InfinixTC15 Touch Computer - produto ainda não é vendido no Brasil.
Alguns celulares com 5G que chegaram a ser vendidos pelas empresas podem não aparecer na lista mais recente da Anatel. Segundo a agência, há um movimento natural de atualizar a relação de aparelhos autorizados a suportar a nova tecnologia.
"Os produtos saem da listagem porque o certificado de homologação vence e a listagem só mostra os certificados que têm a homologação com validade na data de pesquisa", explicou a Anatel ao g1.
"No entanto, os produtos que foram comercializados, na época da validade da homologação, mesmo com o vencimento do seu certificado, podem continuar a ser utilizados normalmente".