Chove em mais de 60 cidades cearenses pelo terceiro dia consecutivo; confira os maiores volumes
Legenda: Cedro, na região Centro-Sul cearense, obteve o segundo maior volume pluviométrico do Estado - (Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra) |
As precipitações se concentraram na porção central do Estado.
Pelo terceiro dia consecutivo choveu em mais de 60 municípios cearenses, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados são parciais e podem ser atualizados ao longo do dia.
O maior volume pluviométrico foi registrado na cidade de Iracema, com 67 milímetros. Logo em seguida estão os municípios de Cedro e Quixeramobim, ambos com 62 mm.
- Dia 3: choveu em 62 cidades, com destaque para Baturité, com 35.2 mm
- Dia 4: choveu em 119 cidades, com destaque para Jaguaribe, com 66 mm
- Dia 5: choveu em 70 cidades, com destaque para Iracema, com 67 mm
Esses três municípios estavam na relação divulgada ontem (4) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a qual previa risco de chuvas e ventos fortes. O alerta meteorológico, na prática, se confirmou.
Das 45 cidades inclusas neste aviso, 38 tiveram registro de pluviometria. O alerta, contudo, não foi renovado para as próximas 24 horas.
Conforme a Funceme, essas chuvas ocorrem "em virtude da atuação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, e por efeitos locais, como sistema de brisa, temperatura, umidade e relevo".
Veja os dez maiores volumes pluviométricos:
- Iracema: 67 mm
- Cedro: 62 mm
- Quixeramobim: 62 mm
- Lavras da Mangabeira: 54 mm
- Quiterianópolis: 54 mm
- Pedra Branca: 52 mm
- Piquet Carneiro: 45 mm
- Senador Pompeu: 43 mm
- Jucás: 42 mm
- Acopiara: 42 mm
PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA
Após três dias seguidos com boas pluviometrias, o Estado deve ter uma pausa nas chuvas neste fim de semana. Conforme a Funceme, para este sábado, a previsão é de "céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões". No domingo (7), o órgão prevê "baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza e no norte da Jaguaribana".
Escrito por André Costa/Diário do Nordeste