Com novo recorde de inadimplência, veja dicas para renegociar dívidas e limpar seu nome
O segmento de bancos e cartões é o responsável pela maioria das dívidas dos brasileiros. — Foto: Divulgação |
Em junho, 66,8 milhões de brasileiros tiveram contas atrasadas em maio, de acordo com Serasa Experian. Um dos principais cadastros de restrição ao crédito pode ser consultado gratuitamente. Para limpar o nome do cadastro, umas das opções é renegociar suas dívidas.
O número de pessoas com contas atrasadas bateu um novo recorde no Brasil. Segundo dados do Serasa Experian, o país tinha 66,8 milhões de inadimplentes em junho, o maior número de devedores desde 2016, quando o levantamento começou.
O número representa uma alta de 200 mil pessoas em relação ao mês anterior – menor, no entanto, que o crescimento médio de 400 mil registrados em meses anteriores.
Ilustração g1 |
Negociação de dívidas
O cenário de inadimplência geralmente leva os devedores a uma bola de neve, em que uma dívida puxa a outra e os leva a terem seus "nomes sujos" – o que significa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, como Serasa e SPC.
Com o CPF negativado, a pessoa tem dificuldade em conseguir crédito, e com isso, pode não conseguir comprar um produto a prazo, fazer um financiamento de imóvel ou até mesmo obter um cartão de crédito.
Um dos caminhos para limpar seu nome é o pagamento da dívida para regularização do débito. O consumidor pode procurar diretamente os estabelecimentos que estão devendo para fazer a negociação. Outro caminho é utilizar serviços, como o Serasa Limpa Nome, que apresentam opções para quitar suas dívidas com descontos especiais.
Para todo o mês de agosto, a Serasa desenvolve uma ação para estimular o parcelamento de dívidas sem juros. No período, serão disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros, com descontos de até 90%.
“É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, disse Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome, por meio de comunicado.
Confira as empresas participantes:
- Claro
- Ativos
- Atlântico
- Banco BMG
- Banco Digio
- Banco Digio
- Banco Inter
- Banco Losango
- Banco Neon
- Boticário
- Bradescard
- Bradesco
- Bradesco Financiamentos
- BTG +
- Carrefour
- Crediativos
- Credsystem
- Digio
- DmCard
- Eudora
- FortBrasil
- Grupo Tracker
- Havan
- Hoepers
- Intacto
- Ipanema
- Itapeva
- Itau
- MGW Ativos
- Money Plus
- Multi Crédito
- Nalin
- Net
- Nextel
- Recovery
- Renner
- Riachuelo
- Santander
- Sascar
- Sicoob
- Sorocred
- Uze
- Via Varejo
- VoxCred
- Zema
Disponível nos canais digitais, a ação também pode ser negociada presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as condições e os descontos da campanha mediante o pagamento de uma taxa de R$3,60.
O consumidor pode conferir se possui parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:
- Pelo site serasalimpanome.com.br;
- Pelo aplicativo para celular - disponível para download na Google Play e na Apple Store;
- Por telefone, pelo número 0800 591 1222;
- Pelo WhatsApp, pelo número 11 99575-2096 .
Tenda do Feirão Limpa Nome da Serasa, no Largo da Batata, Zona Oeste da cidade de São Paulo. — Foto: GloboNews/Reprodução |
Por Renata Baptista, g1