News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Mais de 11 mil detentos do Sistema Penitenciário cearense são inscritos no Encceja 2022

Mais de 11 mil detentos do Sistema Penitenciário cearense são inscritos no Encceja 2022

Legenda: Para participar do Encceja PPL, o interno precisa ter o ensino fundamental e médio incompletos - Foto: Divulgação/ SAP

O número representa um crescimento de 85,38% em relação ao ano de 2021, segundo a SAP

O Sistema Penitenciário cearense contará com 11.449 detentos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2022. O número representa um crescimento de 85,38% em relação ao ano de 2021, que teve participação de 6.176 internos, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As provas serão aplicadas em 28 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior do Estado, nos dias 18 e 19 de outubro. Segundo a SAP, a participação dos internos tem "o intuito de proporcionar novos caminhos e oportunidades para um novo recomeço".

8.260

presos inscritos para realizar a prova de Ensino Fundamental e 3.189, para a avaliação do Ensino Médio. As provas têm 120 questões no total, divididos em quatro provas.

Para participar do Encceja PPL, o interno precisa ter o ensino fundamental e médio incompletos. A avaliação, voluntária e gratuita, é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem por objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino Fundamental e Médio quando estavam em idade escolar.

Se aprovado, o detento ganha a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio e terá direito a remição de pena. A remição varia de acordo com o nível de aprovação alcançado, de acordo com a Secretaria. No Ensino Fundamental, pode chegar a 66 dias a menos de pena. E no Ensino Médio, a 50 dias, conforme Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca que "são 11 mil internos inscritos no Encceja 2022 e na edição anterior alcançamos mais de 50% de aprovações. Esse resultado é a educação efetivamente sendo oferecida dentro do sistema prisional. É através da educação, capacitação e trabalho que estamos salvando vidas e transformando pessoas".

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, acredita que o recorde de inscrições é resultado da evolução do Sistema, com novas políticas de segurança e disciplina dentro das unidades. "Esses internos têm se sentido extremamente motivados a serem certificados no ensino Fundamental e Médio para alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho e ter uma nova perspectiva de vida", destaca.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.