Jovens acham que emoji de 'polegar para cima' é hostil e não deve ser usado
Foto: Reprodução/@f5cariri |
Um post no Reddit escancarou uma possível 'diferença geracional', quando alguém perguntou a mensagem que o tal emoji transmite em aplicativos
Todo dia nasce uma nova batalha na guerra entre a geração Y (os chamados millenials, nascidos entre 1981 e 1996) e a geração Z, nascida depois e nativa digital por excelência — segundo os sociólogos americanos que inventam essas coisas.
A mais nova aconteceu espontaneamente, em um post no Reddit, no qual alguém que diz ter iniciado "um trabalho de adulto" e mostrado desconforto com o uso do emoji "polegar para cima". A partir daí, uma intensa discussão se seguiu.
A pergunta foi feita num fórum chamado simplesmente r/Adulting (algo como "Vida Adulta"), por alguém que não disse onde mora nem que trabalho seria esse.
Segundo o texto, no escritório a equipe utiliza o comunicador Microsoft Teams para trocar mensagens. Mas o aplicativo tem poucos emojis de reação, e o mais popular é justamente o "polegar para cima", que substitui o "ok" como resposta de mensagens.
Mas o símbolo da mão com o dedo para cima deixa o autor da mensagem um tanto desconfortável.
"A maioria das pessoas no trabalho usa a reação de 'polegar para cima' o tempo todo. Eu não uso muito. Prefeiro reagir com o [emoji de] 'coração' ou respondo, mesmo que seja um curto "Ótimo!" ou "Obrigado!", diz o trabalhador, dono da conta @Dry_Interaction6220 da rede social.
Nos comentários do post, muitos discutiram possíveis significados ocultos do emoji de polegar — a maioria deles concorda que o símbolo emite um ar "passivo agressivo" ou até mesmo de "deboche".
Alguém que disse ter 24 anos tentou resumir a questão, dizendo que o emoji de polegar "definitivamente não é uma coisa legal", além de ser "hostil". Como nunca percebemos isso?
O internauta, que se identifica como @HuaAnNi, afirmou ainda que essa é uma "diferença geracional" e que acabou se ajustando ao escritório em que trabalha, já que todo o mundo usa o tal emoji.
Alguns (provavelmente da geração X) disseram achar "muito estranho" que alguém que responde a uma mensagem profissional com um emoji de coração não goste do emoji do polegar.
Emojis cancelados
Toda a discussão — que atingiu o ápice em janeiro, mas ainda ganha novos comentários — ressoa uma pesquisa de 2021 que listou uma série de emojis considerados ultrapassados pelos jovens.
A análise, conduzida pela consultoria Perspective Global, ouviu 2.000 jovens e adultos de 16 a 29 anos sobre os emojis "sem graça" e só usados por "gente velha".
O pódio de emojis mais ultrapassados foi ocupado justamente pelo seguinte trio: 1) polegar para cima, 2) coração vermelho, 3) tá ok, mano (com o indicador e o polegar juntos).
A mesma pesquisa descobriu ainda que 78% das pessoas enviam emojis sem pesquisar os possíveis significados diferentes deles. Outro dado da pesquisa afirmou ainda que 22% das pessoas colocam emojis em emails para tornar "o tom do texto mais claro".
De qualquer forma, a lição maior parece ser que emojis também classificam faixas etárias, e cada um entende símbolos simples de uma forma pessoal — como é o caso do agora vilanesco polegar para cima.
HORA 7 | Do R7