Prazo para atualizar dados no CadÚnico e evitar bloqueio do Auxílio Brasil vai até sexta-feira (14)
Legenda: Ao todo, mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico foram chamadas para revisão cadastral - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
Retificação vale para beneficiários sem atualizações há mais de dois anos.
Cerca de 263 mil famílias beneficiárias do Auxílio Brasil têm até a próxima sexta-feira (14) para atualizar as informações no Cadastro Único (CadÚnico). O Ministério da Cidadania alertou que caso não atenda ao prazo, o público com atualização pendente há mais de dois anos terá o benefício bloqueado para saque em novembro.
Se as famílias não regularizarem o registro poderão ainda ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023.
Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017 têm até sexta-feira (14). Já o cancelamento do benefício e da Tarifa Social de Energia Elétrica pode ser evitado se a regularização ocorrer até dezembro deste ano.
Ao todo, a Pasta convocou mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico para revisão cadastral, sendo 757 mil beneficiárias do Auxílio Brasil. Deste total, 263 mil ainda estão com a pendência.
COMO SABER SE OS DADOS DO CADÚNICO ESTÃO CORRETOS
A situação cadastral pode ser consultada pelo beneficiário no aplicativo do CadÚnico disponível para download em celulares Android (Google Play) e iOS (Apple Store).
Basta confirmar a atualização pelo próprio aplicativo se os dados estiverem corretos. Por outro lado, o usuário deverá ir a um posto de atendimento caso precise alterar algum dado.
O responsável deve levar o seu CPF e título de eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, como certidão de nascimento, CPF, RG, Carteira de trabalho ou título de eleitor, por exemplo.
Fonte: Diário do Nordeste