News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Veja cargos da área de turismo que devem ter grande demanda

Veja cargos da área de turismo que devem ter grande demanda

Setor de turismo deve demandar posições relacionadas a atividades digitais — Foto: Divulgação/Decolar

Análise da Decolar mostra que foco no cliente, criatividade e inovação serão os fatores mais relevantes para quem deseja trabalhar no setor.

Levantamento da empresa de viagens Decolar mostra as posições que devem ter grande demanda pelas empresas que atuam no setor de turismo, em especial posições ligadas a atividades digitais.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 3,5% para 4,3% a expectativa de crescimento do turismo no país em relação ao ano passado por conta da tendência de atendimento à demanda reprimida nos últimos anos.

A perspectiva da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação de antes da pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados.

Já o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o setor gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina nos próximos 10 anos, sendo os perfis digitais os com maior demanda.

Veja abaixo as 5 posições mais demandadas pelo setor de turismo:

Programador: responsável pelo desenvolvimento de software, utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois ajuda a inovar e criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.

Designer de experiência do usuário (UX): responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. O trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e, a partir disso, criar experiências diferenciadas e personalizadas.

Analista de dados: responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer a eles propostas adaptadas aos seus interesses.

Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e com proatividade.

De acordo com a pesquisa, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.

“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional", diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar.

Por g1

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.