Como conseguir empréstimo para negativado autônomo
Foto: Reprodução |
Confira os tipos de empréstimo para negativado autônomo que aumentam as chances de aprovação e saiba como comprovar a renda.
Já explicamos aqui no blog sobre as possibilidades de empréstimo para negativados assalariados. Daí surgiu outra dúvida em nossos leitores: e quanto ao empréstimo para negativado autônomo? Será que existe?
Já adiantamos que sim. Mesmo que haja uma análise de crédito mais criteriosa, existem possibilidades de trabalhadores autônomos conseguirem empréstimo, mesmo estando nessa situação.
Confira todos os detalhes a seguir.
O que é empréstimo para negativado autônomo
Empréstimo para negativado autônomo é um crédito fornecido por instituições financeiras ou bancos a trabalhadores autônomos que estejam com o CPF inscrito em órgãos de proteção ao crédito.
Vale lembrar que se enquadram na categoria de autônomo os profissionais que não trabalham com carteira assinada e, portanto, não têm vínculo empregatício com empresas. Aliás, pode-se trabalhar dessa forma tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica.
É justamente por essa falta de vínculo empregatício que surge esse tipo de dúvida quanto ao empréstimo para autônomo negativado. Afinal, esbarramos em duas barreiras:
- • comprovação de renda;
- • inadimplência.
No entanto, mesmo que a análise de crédito nesses casos seja mais exigente, isso não significa ser impossível conseguir empréstimo.
Continue lendo para conhecer os principais tipos de crédito que podem ser concedidos para esse perfil de profissionais.
- 10 passos para sair das dívidas
Tipos de empréstimos para negativados autônomos
Trabalhadores autônomos que estejam com o nome negativado podem tentar obter os seguintes tipos de crédito – e essas modalidades também valem no caso de empréstimo para MEI que também esteja na mesma situação:
Empréstimo pessoal para autônomo
O empréstimo pessoal é um tipo de crédito mais difícil de se conseguir estando negativado, porém não custa tentar, já que a análise que o banco fará segue diferentes critérios (inclusive políticas internas).
Nessa modalidade, é preciso apresentar os documentos e os comprovantes de rendimentos do negócio, provando a capacidade de pagamento da dívida.
Além disso, por ser um empréstimo que representa mais risco para o banco, as taxas de juros costumam ser mais altas.
Empréstimo com garantia de imóvel ou veículo
O empréstimo com garantia aumenta a probabilidade de o crédito ser aprovado para autônomos negativados. Isso porque a instituição financeira terá um bem como garantia de pagamento, como um imóvel ou um veículo.
Por isso, além dos documentos pessoais e comprovantes de renda, o autônomo também precisa apresentar a documentação do bem que será oferecido como garantia. Esse bem também passará por vistoria antes da aprovação do crédito.
Caso seja aprovado, o bem fica alienado à instituição financeira até o pagamento total do empréstimo, mas pode ser usufruído normalmente pelo autônomo. Uma vantagem do empréstimo com garantia é que as taxas de juros costumam ser menores.
Empréstimo com garantia do FGTS
O terceiro tipo de empréstimo para negativado autônomo – e que aumenta a chance de conseguir aprovação – é o empréstimo com garantia do FGTS.
Caso o trabalhador tenha saldo do FGTS disponível para saque, ele pode solicitar a antecipação, conforme já explicamos aqui neste post.
Nesse caso, o banco ou a instituição financeira que está apta a oferecer esse tipo de empréstimo desconta o valor das parcelas do crédito diretamente do saldo do FGTS.
Essa é uma grande vantagem, porque não compromete o orçamento financeiro do autônomo, já que ele paga a dívida por meio do desconto do saldo do FGTS a ser recebido.
O Banco Pan é um dos parceiros da Serasa que oferece as menores taxas de juros do mercado para empréstimos com antecipação do FGTS. Saiba mais como funciona.