Pantanal, vacina e ajuda em cirurgia: torcedores lembram engajamento social de Richarlison
Richarlison acerta a bola ao lado do zagueiro sérvio Milos Veljkovic antes de marcar o segundo gol do Brasil — Foto: Giuseppe CACACE / AFP |
Jogador foi destaque na estreia do Brasil na Copa do Catar, na vitória sobre a Sérvia
Richarlison foi o destaque da vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia na estreia da seleção na Copa do Catar. Marcando os dois gols do triunfo, um deles de voleio, o atacante do Tottenham foi decisivo na partida, e seu nome passou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Com a repercussão, muitos relembraram, no entanto, a atuação do jogador fora das quatro linhas. O apoio que deu à vacinação da população contra a Covid-19, o pagamento de um procedimento cirúrgico para uma pessoa que não tinha condições de arcar com os custos e o alerta sobre a preservação do pantanal são algumas das causas que o atleta defendeu abertamente em suas redes sociais.
Em janeiro de 2021, Richarlison descobriu que uma mulher de Nova Venécia, cidade onde ele nasceu, no Espírito Santo, tinha criado uma “vaquinha” para realizar uma cirurgia mamária. Schayra Coelho Santana, de 22 anos, recebeu do jogador R$ 1.700 dos R$ 2.000 que faltava para arcar com o procedimento.
— Eu conheço algumas pessoas da família dele, e pedi ajuda para uma prima ontem. Eu fiquei aguardando a resposta. Hoje a prima dele me mandou mensagem mostrando que ele havia completado o valor da vaquinha — contou a jovem a jornal A Gazeta. — A glândula está aumentando com o tempo. Eu sinto dores, queimação e também uma secreção do local.
Em 2020, por meio de suas redes sociais, o jogador cobrou respostas das autoridades quando cerca de 30% da vegetação do pantanal havia sido consumida após uma série de queimadas no bioma. Nesse ano, Richarlison voltou à região e conheceu o trabalho da ONG Onçafari, que promove o ecoturismo na região e aliado à pesquisa científica.
“Além de aprender sobre a inspiração da nossa nova camisa da seleção, a experiência foi tão massa que resolvi adotar simbolicamente uma onça que vai se chamar Acerola. O Acerola continuará vivendo lá com outras onças e animais, de forma livre, mas também monitorado pela ONG como parte de um estudo para entender melhor o comportamento da espécie e ajudar a preservá-la. Espero voltar em breve ao Pantanal e dar um salve pro Acerola”, publicou o jogador em suas redes sociais.
Durante a pandemia de Covid-19, Richarlison também se posicionou. Novamente por meio de suas redes sociais, o atleta fez uma publicação incentivando a população a tomar a vacina contra o coronavírus.
“Hoje o papo não é sobre futebol. É sobre vida. Por favor, não deixe de tomar sua vacina”, publicou o jogador.
Fonte: O Globo — Doha