Aposta do Bradesco, fintech Asaas, de Joinville, lança cartão de crédito para empresas.
Piero Contezini, fundador da fintech Asaas (Asaas/Divulgação) |
Empresa vai além do boleto e Pix e anuncia lançamento de seu primeiro cartão de crédito para pequenas e médias empresas; objetivo é ter 120 mil clientes em 2023
A fintech Asaas, plataforma de serviços financeiros para pequenas e médias empresas (PMEs), está entrando no mercado de crédito ao lançar o seu primeiro cartão de crédito para empreendedores. Até o momento, a empresa contava apenas com o serviço de abertura de contas e pagamentos via boleto e Pix.
O que faz a Assas
Fundada pelos irmãos Piero e Diego Contezini, a Asaas nasceu em Joinville para atender a pequenas e médias empresas que buscavam plataformas mais inteligentes para o controle financeiro e gerencial. Para isso, a fintech começou oferecendo contas digitais e métodos de pagamento mais tradicionais, como boletos bancários para empresas, num serviço de intermediação com grandes bancos.
Tempos depois, a empresa passou a olhar para o universo dos recebimentos, ajudando companhias que precisavam de métodos mais inteligentes para adminstrar seus recebíveis. “Nessa jornada, nosso foco passou a ser também mostrar aos empreendedores que uma plataforma transparente de pagamentos e recebimentos poderia auxiliá-los a manter bons relacionamentos com os fornecedores”, diz.
O novo serviço foi uma adição natural à fintech, que já mirava o ciclo completo de pagamentos — um processo que inclui o pagamento, o recebimento e a concessão de crédito. O próximo passo era ajudar esses empreendedores a gerir melhor seu caixa, o que motivou a aquisição de duas empresas, incluindo uma plataforma de ERP, sigla para gestão empresarial. “Vimos que a maior dificuldade do pequeno negócio, ainda assim, continuava sendo a questão do crédito”, diz.
Segundo Contezini, o diferencial da Asaas frente a outras plataformas de pagamento para PMEs é o foco no gerenciamento empresarial. “O que vendemos é a automação de processos de backoffice, e em como monetizar isso através de serviços financeiros", diz. "Não vendemos a conta bancária, mas a facilidade e a ajuda em reduzir o tempo gasto com burocracias".
Como a empresa cresce
Atualmente, a Asaas conta com mais de 1 milhão de contas digitais abertas, e 150 mil usuários ativos — em 2020, esse número era de 50 mil. Apenas em agosto deste ano, a Asaas transacionou R$ 1 bilhão, quase metade do total movimentado ao longo de todo o ano de 2019.
Parte desses resultados se deve à adição do Pix no portfólio da empresa, avalia Contezini. "Ganhamos novo fôlego, já que passamos a ter agilidade com liquidações imediatas e mais segurança nas transações", diz. Em outra frente, a empresa ganhou mais robustez após um investimento de R$ 37 milhões do fundo Inova Ventures, do Bradesco, em 2020.
O cartão de crédito da Asaas
De olho no mercado de crédito, a Asaas buscava há um ano e meio a licença do Banco Central para se tornar uma instituição concessão de crédito (SCD). Com a autorização, em 2021, a empresa lança agora seu primeiro cartão de crédito para pessoas jurídicas — especialmente pequenas e médias empresas que já eram usuárias recorrentes dos outros serviços da empresa.
A intenção, segundo Contezini, é converter neste primeiro momento todos os 30 mil cartões de débito funcionando no modelo pré-pago em cartões de crédito. “Com isso, vamos liberar isso para todos os clientes que se encaixarem nos nossos modelos de oferta de crédito, algo que começa ainda na análise de risco feita também por nós”. A partir de janeiro de 2023, o objetivo é quadruplicar esse número, tendo 120 mil cartões ativos.
Além do cartão de crédito, a Asaas também está lançando o boleto próprio, uma substituição ao serviço de geração hoje feito com bancos tradicionais. A expectativa é de que 100% dos clientes utilizem o boleto próprio do Asaas ainda este ano e uma parcela inicial de clientes tenha a liberação do cartão de crédito.
Reportagem de Maria Clara Dias/Agência Exame