O que é a nova categoria ACC na Carteira de Motorista?
Imagem: rafapress/shutterstock.com |
Ainda que desconhecida por parte da população, a categoria ACC é utilizada por cada vez mais pessoas. Saiba mais!
A Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, é um documento importante para boa parte dos brasileiros, já que possibilita ao indivíduo dirigir veículos automotores terrestres. Nesse contexto, há a categoria ACC.
Ainda que não conhecida por boa parte dos brasileiros, especialmente por ser implementada nas regras de trânsito apenas nos últimos anos, essa categoria é utilizada por cada vez mais pessoas, tendo assim mais importância.
Definição da categoria ACC
Em suma, o motorista que deseja conduzir veículos ciclomotores e cicloelétricos deve possuir a Carteira Nacional de Habilitação categoria ACC. Dessa forma, a pessoa está apta para dirigir esse tipo de meio de locomoção.
Segundo a lei de trânsito, os veículos ciclomotores são aqueles que possuem duas ou três rodas, além de ter velocidade máxima de 50 km/h e ter 50 cilindradas.
Os veículos cicloelétricos, conforme a lei nacional de trânsito, também são aqueles com duas ou três rodas que chegam até, no máximo, 50 km/h. Todavia, a medição desse tipo de transporte é por potência elétrica. No caso, a potência máxima deve ser de 4 kW.
Além disso, a lei de trânsito determina que o peso do veículo somado ao do motorista não pode ultrapassar 140 kg.
Novas categorias de condutores na CNH
A partir de junho de 2022, algumas mudanças passaram a valer na CNH, com destaque para a implementação de novas categorias.
Em suma, a implementação dos códigos não altera as regras de trânsito no Brasil. Assim, a atualização é para aderir ao código internacional, facilitando a fiscalização da CNH por fiscais de trânsito de outros países.
Nesse contexto, entre os novos códigos aplicados, estão:
- A1: conduzir veículos de duas rodas com até 125 cilindradas;
- B1: permitidos triciclos e quadriciclos;
- C1: transporte de carga de até 7,5 toneladas;
- D1: veículos com lotação máxima de 17 pessoas, com comprimento de 8 metros.
Além disso, houve a inclusão, na CNH, das categorias BE, CE, C1E, DE e D1E. Dessa forma, o motorista que tiver determinada idade e experiência pode transportar veículos com certas especificidades fora do Brasil.
Portanto, diferentemente da categoria ACC, para se enquadrar nessas categorias, o motorista tem que atender a regras distintas.
Reportagem de Mateus Vasconcellos/Seu Crédito Digital