Vendas do comércio das pequenas empresas crescem 7% na Black Friday 2022
IODE-PMEs: PMEs cresceram em na comparação com outubro e novembro de 2021 (CardMapr.nl/ Unsplash/Getty Images) |
IODE-PMEs analisou a movimentação financeira de 65 segmentos do varejo em novembro até a data da Black Friday
O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) aponta um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs durante a Black Friday deste ano. No acumulado de novembro, até a data exata do evento, 25 de novembro, o crescimento real do comércio varejista foi de 7%, quando comparado com o mês anterior.
A análise verifica a movimentação financeira de 65 segmentos do varejo, considerando a média diária do acumulado do mês, até a data da Black Friday, época com maior concentração de vendas relacionadas ao período promocional.
Assine a EMPREENDA e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos que vão te ajudar a impulsionar o seu negócio.
Qual segmento mais cresceu na Black Friday?
Ao avaliar os setores que puxaram esse movimento no último mês, fica evidente a influência do período promocional no resultado. Os segmentos que tiveram melhor performance na comparação com o mês anterior foram:
- Brinquedos e artigos recreativos (+81,9%);
- Artigos médicos e ortopédicos (+40,3%)
- Tapeçaria, cortinas e persianas (+34%)
- Comércios de calçados (+20%)
- Cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+9,4%)
Ao comparar com novembro de 2021, as PMEs do varejo registraram um avanço de 4% na movimentação financeira média diária neste ano. Ou seja, além de atestar o benefício sazonal do período promocional, o IODE-PMEs indica que os efeitos da data sobre o varejo foram maiores do que os verificados em 2021.
“O crescimento tem como pano de fundo o encolhimento da inflação nos últimos meses e a melhora no mercado de trabalho. Há um aumento da renda disponível da população para o consumo de itens não essenciais, favorecendo os resultados de diversos segmentos durante a Black Friday”, explica Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.
Ela se divorciou e ficou endividada. Hoje, é sócia de franquia de limpeza que fatura R$ 130 milhões
Mesmo nesse contexto de juros elevados, impedindo a tomada de crédito dos consumidores, o comércio é o destaque no IODE-PMEs no ano, acumulando crescimento de 4,9% ante o mesmo período de 2021, considerando os dados fechados do índice entre janeiro e outubro de cada ano.
Reportagem de Isabela Rovaroto/Agência Exame