News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

PF usa arma antidrone para derrubar suspeito em posse de Lula; veja como funciona

PF usa arma antidrone para derrubar suspeito em posse de Lula; veja como funciona

(Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo)

Agente da PF derrubou drone minutos antes do início da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Um agente da Polícia Federal (PF) utilizou arma antidrone para derrubar um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, minutos antes do início da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Praça dos Três Poderes, neste domingo (1º/1). O equipamento é utilizado para cortar o sinal de drones.

O público que quiser acompanhar a posse precisa passar por rigorosa revista. A inspeção das equipes de militares visa detectar pessoas com itens proibidos, como vidro, latas e mastros de bandeira. Além das revistas, para acessar a área onde ocorrerão as solenidades, as pessoas precisam passar por detectores de metais. A intenção, segundo o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, é garantir a segurança de Lula e da população.

Agente da PF que derrubou drone em posse de Lula (Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo)

Será proibido acessar o evento com os seguintes itens: armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas e similares, fogões ou itens semelhantes, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros — como megafone —, substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.

O evento ocorre em meio ao clima de tensão na cidade, após ataques e uma tentativa frustrada de atentado a bomba. Os drones só estarão em funcionamento nas áreas em que o espaço aéreo estiver liberado. Por razões de segurança, voos de equipamentos poderão estar proibidos em determinados locais do DF durante o dia 1º.

O monitoramento é feito pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), 24h, de segunda a domingo. As informações são compartilhadas entre 29 órgãos, incluindo instituições e agências dos governos local e federal.

O Ministério da Justiça autorizou a utilização da Força Nacional até 2 de janeiro, como apoio à posse de Lula. A Polícia Federal (PF) confirmou a escalação de mais de mil policiais federais.

Reportagem de Igo Estrela/Metrópoles

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.