News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Projeto de capacitação em TI do Governo do Ceará lança nova etapa com 8.400 vagas

Projeto de capacitação em TI do Governo do Ceará lança nova etapa com 8.400 vagas

Legenda: Nesta nova fase a iniciativa atuará como projeto de extensão da Uece, do IFCE e da UFC - Helene Santos e Carlos Gibaja - Ascom Casa Civil - Fotos

O programa C-Jovem é voltado para estudantes e egressos do ensino médio, além de universitários

Jovem asiática, programadora desenvolvedora, engenheira de software, suporte de TI, usando óculos trabalhando duro à noite horas extras no computador para verificar a codificação no sistema de bugs. Vista traseira.

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (23), uma nova etapa do Projeto C-Jovem, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Visando capacitar jovens para atuar no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a fase do programa ofertará 8.400 novas vagas para estudantes e egressos do ensino médio, além de universitários. 

Com investimento de R$ 34 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nesta nova fase a iniciativa atuará como projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os alunos selecionados devem participar de atividades virtuais, com uma carga horária de 10h semanais, durante o período de um ano, totalizando 480h. No último trimestre, eles irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.

Nesta etapa do projeto, podem participar estudantes e recém-formados (até 3 anos) do ensino médio, além de alunos do ensino superior. Até o momento desta publicação, não foi divulgado a previsão de quando o programa deve começar. 

PRIMEIRA ETAPA DO C-JOVEM

Lançado em 2022, o programa já alcançou mais de 11 mil jovens de 174 escolas estaduais profissionalizantes, distribuídas em 73 municípios. A meta é chegar aos 100 mil jovens em cinco anos. 

A iniciativa explora as habilidades de formação na TIC, empreendedorismo, raciocínio lógico, relacionamento interpessoal e inglês especializado para profissionais do setor. Nela, os alunos escolhem entre sete trilhas de tecnologia, conforme a área de interesse. São elas: 

  • desenvolvimento iOS;
  • desenvolvimento Android;
  • Nuvem;
  • Java;
  • Infraestrutura 5G;
  • Inteligência Artificial;
  • FullStack (ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico). 

A iniciativa acredita que a capacitação contribuirá para a redução da demanda de profissionais de TIC no mercado, melhorando a qualidade de vida dos jovens e suas famílias, além de proporcionar desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Ceará.

O C-Jovem é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.