Concursos Segurança CE: Orçamento de 2025 prevê 3.053 provimentos!
Foto: Arquivo/Ascom SSPDS |
Boa notícia para os concurseiros que aguardam novas oportunidades em concursos públicos na área da Segurança Pública no Ceará (CE): o Orçamento estipulado para 2025 prevê mais de 3 mil novos provimentos em diversas instituições!
Conforme consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada para o próximo ano, a meta da Administração Pública é prover 3.053 novos cargos para atender a demanda da Segurança Pública do Ceará.
De acordo com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados (CPGER) do governo estadual, o total de 3.053 provimentos abrange a convocação de aprovados nos certames já realizados da Polícia Civil (PC CE) e Perícia Forense (Pefoce), além de novos concursos públicos para os seguintes cargos e instituições:
- Polícia Militar – Soldado;
- Corpo de Bombeiros Militar – Soldado e Oficial; e
- Polícia Civil – Delegado.
A previsão é que os novos editais sejam publicados entre 2024 e 2025.
Vale lembrar que, em fevereiro de 2024, o secretário de Segurança Pública do Ceará, Samuel Elânio, já havia anunciado a previsão de realização de concursos públicos para o Corpo de Bombeiros e para os cargos de Delegado, Inspetor e Escrivão da Polícia Civil.
Panorama dos concursos Segurança CE
No final de 2023, a Assembleia Legislativa do Ceará recebeu uma proposta para a criação de mais cargos para a Polícia Civil do Ceará. De acordo com o texto, seriam mais 268 cargos criados na PC CE, sendo 267 cargos para Inspetor de Polícia Civil e 1 cargo para Escrivão.
A previsão inicial é que dois editais sejam publicados. O primeiro deles, para o cargo de Delegado, cuja contratação da banca organizadora já foi autorizada. Já o segundo certame, teria oferta de vagas para Inspetores e Escrivães.
O cargo de Delegado possui salário inicial de R$ 17.086,62 e, para Inspetor e Escrivão, a remuneração é de R$ 5.190,00.
Em relação ao concurso para o Corpo de Bombeiros, a corporação confirmou ao Direção Concursos que solicitou autorização para a realização de certame. No entanto, o quantitativo de vagas ainda não foi revelado.
Nesse contexto, o governador Elmano de Freitas chegou a anunciar que a autorização do certame aconteceria ainda em 2024.
*Reportagem Juliane Freitas • Direção Concursos