News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Concurso TJ CE terá nível médio e portaria inclui novas áreas

Concurso TJ CE terá nível médio e portaria inclui novas áreas

Créditos imagem/Facebook/TJ-CE

Uma portaria publicada trouxe novidade nos cargos do concurso TJ CE. O nível médio será contemplado e novas vagas foram incluídas. Veja!

O Tribunal de Justiça do Ceará incluiu novos cargos e áreas no concurso TJ CE da área de Apoio. Agora, a previsão é que o técnico de nível médio possa ser contemplado, além de novas especialidades.

Uma portaria foi publicada alterando os membros da comissão organizadora e incluindo as seguintes áreas:

  • Judiciárias (níveis médio e superior);
  • Engenharia Civil; e
  • Tecnologia da Informação.

Anteriormente, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, já havia confirmado que o concurso do TJ CE seria para o cargo de analista nas áreas de Psicologia, Assistência Social e Contabilidade.

Quanto ao número de vagas, o TJ CE ainda não revelou quantas serão providas de forma imediata e quantas serão destinadas ao cadastro de reserva.

Vale lembrar que, para o cargo de técnico de nível médio, o TJ CE tem um concurso válido até agosto de 2025, com possibilidade de prorrogação.

Portanto, o tribunal só poderá realizar novas convocações para esse cargo após o término da vigência, ou caso não haja mais candidatos na lista de espera.

Criação de cargos pode favorecer concurso TJ CE

Além disso, o Tribunal de Justiça do Ceará recebeu um aval do Pleno para uma proposta que cria novos cargos. Esses postos, inclusivem poderão ser preenchidos por meio deste novo concurso.

O projeto prevê a criação de vários novos cargos para juízes em diferentes instâncias. Mas, além disso, também está prevista a ampliação do suporte direto nas atividades essenciais, como o julgamento de processos, e um aumento na equipe de trabalho.

Com isso, o projeto inclui a criação de mais posições efetivas nas carreiras de analista judiciário e técnico judiciário.

A proposta visa viabilizar a implementação da primeira fase do plano de ação do Poder Judiciário Estadual, que substituirá os servidores cedidos.

Se aprovada, a proposta resultará na criação de 136 novos cargos, sendo 68 para técnico judiciário e 62 para analista judiciário.

Além disso, serão criados dois cargos de diretor de Secretaria/Gabinete, dois de assistente de Unidade Judiciária da entrância final e dois de assistente de Apoio Judiciário.

Em maio, o presidente do TJ CE chegou a prever a publicação do edital do novo concurso para até julho, o que não aconteceu.

Veja como foi o último concurso TJ CE para técnicos

Realizado em 2023, o último concurso do TJ CE permanece válido até 2025, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Com a expectativa de um novo edital, a tendência é que a validade atual não seja estendida.

Na seleção anterior, o edital do TJ CE ofereceu 50 vagas imediatas, todas para o cargo de técnico judiciário, distribuídas entre duas áreas: 35 para a área Administrativa e 15 para a área Judiciária.

Para se inscrever no concurso, era necessário ter o nível médio completo. A remuneração no TJ CE era de R$5.633,84 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Detalhes das provas do TJ CE

No último concurso do TJ CE, foram aplicadas provas objetivas e discursivas. Todos os candidatos precisaram responder a questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Confira os conteúdos abordados:

Para Conhecimentos Gerais: foram 20 questões, distribuídas entre:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico

Na seção de Conhecimentos Específicos: foram 40 questões, variando conforme a área, sendo elas:

Técnico Judiciário - Área Administrativa:

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Administração Pública
  • Noções de Gestão Pública

Técnico Judiciário - Área Judiciária:

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Processual Civil

  • Noções de Direito Processual Penal
*Reportagem Mateus Carvalho/Qconcursos Folha Dirigida

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.