Curso gratuito da Abrasel para Bares e restaurantes adotam estratégias para reduzir custos.
© Créditos imagem/Tânia Rêgo/Agência Brasil |
Energia mais cara: Bares e restaurantes adotam estratégias para reduzir custos
O clima extremamente seco e as altas temperaturas no Brasil, com termômetros acima de 40°C em algumas regiões do país, estão impactando a rotina da população, situação agravada pelos inúmeros focos de queimadas em todo o país.
ONS aprova ações preventivas para garantir oferta de energia no país
Com os níveis de bem-estar e saúde comprometidos, a recomendação de especialistas é que as pessoas aumentem o consumo de água, evitem longos períodos de exposição ao livre se os índices de poluição estiverem elevados, utilizem equipamentos e utensílios para aumentar os índices de umidade do ar e busquem conforto térmico – ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são grandes aliados.
E os impactos não são apenas no corpo; o calor extremo e o tempo seco também vão mexer no bolso dos brasileiros: em função da previsão de chuvas abaixo da média e do crescimento no consumo de energia elétrica, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a partir de setembro passa a adotar a bandeira vermelha patamar 1, o que deixa a conta mais cara, com um aumento de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh). Isso acontece porque, ao ter mais gente consumindo energia elétrica, se torna necessário acionar as matrizes termelétricas, já que a escassez de água nos reservatórios afeta o trabalho das hidrelétricas.
Luz no fim do túnel
Com a temperatura nas alturas, o consumo de cerveja e bebidas mais refrescantes em estabelecimentos do setor tende a aumentar, principalmente nos bares. Um levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizado durante uma onda de calor no ano passado, indicou um crescimento de até 15% nos dias mais quentes.
Porém, com o crescimento da demanda, é necessário que os empreendedores adotem estratégias práticas para driblar o aumento da conta de energia, com medidas eficazes para reduzir despesas e melhorar a sustentabilidade dos negócios.
É isso o que indica o curso gratuito da Abrasel, feito em parceria com o Sebrae, chamado “Como aumentar a produtividade e cortar custos melhorando a eficiência energética do seu bar ou restaurante”. A capacitação foi desenvolvida para ajudar empreendedores e gestores do setor a adotarem práticas que otimizem o consumo de energia, reduzindo custos, principalmente no atual cenário de aumento da conta de luz
O curso aborda estratégias para o empreendedor melhorar o desempenho operacional dos negócios, com redução de custos e combate ao desperdício de energia.
Por meio de dicas práticas, os participantes aprenderão como aumentar e melhorar o desempenho da operação de seus estabelecimentos, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. A qualificação é composta por uma videoaula objetiva e um e-book. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma do Conexão Abrasel, e receberão um certificado assim que concluírem a formação.
Luíza Campos, líder de ASG da Abrasel, ressalta que, além de tornar o negócio comprometido com práticas sustentáveis, trabalhar a eficiência energética no estabelecimento também gera benefícios para o próprio empreendedor, já que promove a redução de custos.
“Essa formação foi desenhada especialmente para quem empreende ou trabalha no setor de bares e restaurantes. Nosso objetivo é muni-los de conhecimento para que façam a gestão energética de forma mais eficiente, combatendo desperdícios e cortando custos. Elaboramos checklists e mapeamos casos de sucesso para incentivá-los a implementar processos mais produtivos, de forma prática e simples. Importante que conheçam também outras fontes de energia, avaliando os prós e contras de cada uma de acordo com a realidade do seu negócio”, explica.
Outros cursos
Além do curso de gestão de energia, estão disponíveis outras duas capacitações também gratuitas: “Do Brasil à Mesa” (capacitação com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais) e o curso sobre gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento).
Além dos cursos, outros quatro materiais estarão disponíveis em breve na plataforma Conexão Abrasel, também gratuitos. Para mais informações, acesse o site.