INSS lança cartão que permite antecipar até R$ 150 do benefício para compras essenciais.
Legenda: O cartão do benefício terá chip e senha - Foto: Divulgação/Governo Federal |
O Meu INSS Vale+ é uma iniciativa do INSS com o Ministério da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, na última quinta-feira (28), o cartão Meu INSS Vale+, para possibilitar a pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes a antecipação de até R$ 150 do pagamento, com desconto em folha no mês seguinte, sem juros ou taxas.
O cartão, na versão física, tem chip e senha, mas não permite saques. "O objetivo é prover recursos para a compra de remédios, comida, gás e transporte, sem comprometer a renda dos aposentados por muito tempo. Funcionará como vale", explicou o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou que o cartão não poderá ser utilizado para apostas físicas ou eletrônicas, apenas para suprir necessidades básicas.
Regras
Segundo o Governo, o adiantamento do Meu INSS Vale+ não depende de desbloqueio prévio do benefício e não implica corresponsabilidade do INSS por dívidas ou compromissos de natureza pecuniária assumidos junto a bancos.
Os titulares dos benefícios poderão antecipar os valores desde que:
A antecipação salarial seja feita com a instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha celebrado convênio e/ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para isso;
Mediante utilização de cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal.
*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM