IFCE lança edital para bolsas de estudo em Portugal e Estados Unidos.
Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Está prevista a concessão de 10 bolsas de intercâmbio em instituições estrangeiras; confira detalhes
A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o edital referente ao processo de seleção de candidatos para bolsas de mobilidade acadêmica no âmbito do Programa de Bolsas IFCE Internacional 2024, com oportunidades em instituições de Portugal e Estados Unidos.
O novo edital foi lançado na mesma semana em que a Arinter completou 20 anos de atuação, com uma profícua trajetória de parcerias com instituições de diversas partes do mundo.
O programa IFCE Internacional visa consolidar a internacionalização da instituição propiciando a interiorização dessas ações e oportunizando a participação de alunos de diferentes níveis de ensino em intercâmbios acadêmicos internacionais, incluindo discentes do ensino técnico e graduação.
Nesta nova etapa, a iniciativa prevê o custeio de dez bolsas de estudos, a serem concedidas mediante recursos do próprio IFCE Internacional e também dos campi participantes.
Estão incluídos no edital cursos das seguintes unidades: Acaraú, Acopiara, Aracati, Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Cedro, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim (consulte o anexo I para conferir o detalhamento dos cursos contemplados).
O semestre acadêmico a ser cursado pelos discentes selecionados deverá ocorrer de setembro de 2025 a fevereiro de 2026, estando sujeito a sofrer alterações de acordo com o processo de alocação dos intercambistas em cada instituição receptora no exterior, conforme os seus respectivos calendários letivos.
Critérios
Para inscrever-se, o estudante deverá obedecer aos seguintes requisitos:
- - Estar regularmente matriculado em um dos campi indicados no anexo I do edital;
- - Estar matriculado em um dos cursos, listados no anexo I, relacionados ao seu campus;
- - Ter nacionalidade brasileira;
- - Ser maior de 18 anos de idade;
- - Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;
- - Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0;
- - Ser proficiente no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (testes de proficiência (escrito e oral) adequado ao nível será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal);
- - Ter cursado, no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária das disciplinas obrigatórias do curso no qual está matriculado quando do momento da inscrição, pois é obrigatório o prosseguimento dos seus estudos no IFCE, uma vez realizado o intercâmbio;
- - Caso o candidato tenha reprovação em alguma disciplina, deverá comprovar, no momento da inscrição, que a(s) mesma(s) já foi(ram) cursada(s) com êxito, por meio de declaração ou do próprio histórico acadêmico;
- - Não ter sido bolsista de qualquer outro programa de mobilidade internacional presencial coordenado ou patrocinado pelo IFCE;
- - Cumprir todos os prazos estabelecidos no edital, assim como apresentar todos os documentos por ele exigidos.
Inscrições
As inscrições vão de 11 a 23/12, exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico.
Vale lembrar que a submissão eletrônica da documentação exigida no edital deve ser feita até às 23h59min do dia 23 de dezembro de 2024, sendo necessário anexar todos os documentos obrigatórios para finalizar a inscrição.
Seleção
O processo de seleção será conduzido pela Arinter, em conjunto com o campus de origem do candidato, e será composto pelas seguintes fases, de caráter eliminatório e classificatório.
1ª Fase - Análise da documentação comprobatória dos candidatos, realizada pelos seus respectivos campi, quanto ao atendimento dos requisitos de inscrição estabelecidos no item e comprovados com a documentação indicada no edital.
Os candidatos que não atenderem aos requisitos de inscrição serão eliminados e os que atenderem avançarão para a segunda fase.
2° Fase - Os candidatos que atenderam os requisitos de inscrição serão classificados em ordem decrescente de pontuação em seu campus e na região administrativa de origem, conforme os critérios e a fórmula descritos no edital, bem como a nota máxima considerada para cada um desses critérios (10,00).
Para mais detalhes, como cronograma, valores de bolsas e demais detalhes, consulte o edital e seus anexos, disponíveis aqui.