Concurso da PF com 2 mil vagas é anunciado pelo governo federal; edital sai até agosto.
Legenda: Certame vai abranger diversas áreas da Polícia Federal - Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás |
Mil vagas serão para este ano e outras mil para 2026
O governo federal anunciou um novo concurso da Polícia Federal (PF) com 2 mil vagas, sendo mil para este ano e mil para 2026. Ainda não há detalhes sobre o cronograma ou sobre a distribuição dos cargos.
O anúncio foi feito após uma reunião no Palácio do Planalto que contou com a presença de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação, a licitação para o início do certame deve ocorrer em breve. Ela informou ao portal Uol que o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, queria isso "até sexta-feira", mas dependem de trâmites internos.
Cargos da PF
Conforme apurado após a reunião que definiu o concurso, as vagas serão de nível superior para os cargos de:
- Perito,
- delegado,
- agente,
- escrivão
- papiloscopista
Concurso para todo o Brasil
"O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil", disse o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Segundo o ministro, o certame será "muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental".
*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM