UNA-SUS oferece curso EaD para qualificar profissionais de saúde no atendimento ao Bolsa Família.
Créditos imagem/Arquivo |
O objetivo é identificar o papel do Programa Bolsa Família (PBF) na redução das desigualdades sociais, além de organizar o processo de trabalho da APS no acompanhamento das condicionalidades de saúde dos beneficiários.
A UNA-SUS está com matrículas abertas para novo curso voltado para a qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação tem como objetivo principal preparar os profissionais para identificar o papel do Programa Bolsa Família (PBF) na redução das desigualdades sociais, além de organizar o processo de trabalho da APS no acompanhamento das condicionalidades de saúde dos beneficiários.
Os conteúdos do curso ressaltam que a APS, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), deve garantir o cuidado integral aos usuários, independentemente do cumprimento de condicionalidades.
Com carga horária de 45 horas, divididas em três unidades, a formação aborda aspectos práticos e reflexivos que fortalecem o papel da APS na promoção da saúde e na garantia de direitos, contribuindo para a interrupção do ciclo intergeracional da pobreza.
Programa Bolsa Família
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, aquelas com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.
Além de garantir renda para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. O Bolsa Família busca promover a dignidade e a cidadania das famílias também pela atuação em ações complementares por meio de articulação com outras políticas para a superação da pobreza e transformação social, tais como esporte, ciência e trabalho.
Para se matricular, acesse o site.