News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

IFCE ofertará cursos de pós-graduação para técnicos administrativos e docentes

IFCE ofertará cursos de pós-graduação para técnicos administrativos e docentes

Créditos imagem/Regivano Oliveira - IFCE

Primeiros editais de seleção de doutorado devem ser lançados ainda em 2025.

O Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), aprovou dois projetos de cooperação interinstitucionais (PCI) para oferta de cursos de pós-graduação para servidores técnico-administrativos e docentes da instituição. As ofertas já foram autorizadas pela Capes.

Os projetos aprovados para oferta de turmas de doutorado foram viabilizados em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará e com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa do IFCE, professora Joélia Marques, depois da publicação da aprovação dos projetos pela Capes, as instituições têm o prazo de até 2 anos para iniciar a oferta de turmas. No entanto, ela explicou que ainda em 2025 já deverão ser lançados editais de seleção.

Joélia explicou que esse novo modelo de parceria institucional é um ganho para a possibilidade de capacitação de servidores, especialmente de técnicos administrativos.  “Os projetos de Minter e Dinter (mestrados e doutorados interinstitucionais) que participávamos anteriormente eram específicos para docentes, agora, com os PCI’s, a gente teve a possibilidade de incluir os técnicos administrativos e [a gente] fez isso. Esse é o principal diferencial e uma ação muito importante para poder contemplar todos os nossos servidores”, comentou.

Além disso, também já foram submetidos e estão em processo de análise pela Capes a oferta de turma de doutorado em Artes, em parceria com a Universidade Federal do Pará, e de mestrado em Administração Pública, em parceria com a Universidade Federal do Cariri. O resultado da avaliação dos projetos deve ser publicado até julho.

Segundo o reitor Wally Menezes, a oferta de qualificação nas turmas de PCI também facilita a participação dos nossos servidores. “Os cursos nesse programa são ofertados no próprio Estado, com possibilidade das aulas acontecendo no próprio IFCE ou, no caso dos convênios com instituições cearenses, na própria região onde a instituição promotora está localizada", reforçou.

Os PCIs são projetos nacionais ou internacionais que implementam turmas temporárias de mestrado e/ou de doutorado podendo ser acadêmicos ou profissionais, conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional, nas dependências de uma instituição receptora. 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.